Monitoramento de um sistema piloto no tratamento da Ãgua residuÃria do cafà produzido por via Ãmida / Monitoring a pilot system treating a wastewater originated from a wet coffee process.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Objetivou-se, nesta pesquisa, monitorar uma lagoa de estabilizaÃÃo, a partida e o funcionamento de reatores UASB em escala piloto no tratamento da Ãgua residuÃria do cafà (ARC) produzido por via Ãmida. O sistema utilizado, localizado no NÃcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF/UFLA), foi composto de duas grades de retenÃÃo de sÃlidos grosseiros, caixa de areia, lagoa de estabilizaÃÃo, dois reatores UASB concÃntricos trabalhando em sÃrie, um equalizador de pressÃo, trÃs filtros de remoÃÃo de gÃs sulfÃdrico (H2S), trÃs medidores de biogÃs seguidos de queimadores de gÃs, um reator anaerÃbio hÃbrido, dois reatores aerÃbios operando em batelada, um leito de secagem, seis reservatÃrios de efluentes e, ainda, sistema de bombeamento constituÃdo por seis bombas. Foi instalado um Controlador LÃgico ProgramÃvel (CLP) para operaÃÃo dos equipamentos elÃtricos e o sistema foi monitorado por meio de parÃmetros operacionais e de anÃlises quÃmicas e fÃsico-quÃmicas. Foram 136 dias de pesquisa e nesse perÃodo foram realizadas trÃs partidas devido, principalmente, a problemas com o sistema de controle CLP. As cargas orgÃnicas biolÃgicas (COB) nas trÃs partidas foram: 0,10; 0,05 e 0,04 kgDBO5.kgSTV-1, respectivamente. Ficou constatado, por meio do balanÃo hÃdrico, que a lagoa de estabilizaÃÃo foi a unidade mais importante na remoÃÃo da matÃria orgÃnica, contribuindo para a baixa eficiÃncia das demais unidades do sistema e, devido à baixa carga recebida, os reatores nÃo apresentaram a eficiÃncia esperada. Foi desenvolvido um modelo de ajuste para a autodepuraÃÃo da lagoa de estabilizaÃÃo, a partir do cÃlculo do balanÃo hÃdrico, das equaÃÃes de estimativa de remoÃÃo de DQO e das anÃlises de DQO realizadas, o qual apresentou um coeficiente de ajuste (r2) satisfatÃrio de 0,8015. NÃo houve formaÃÃo de lodo granular nos reatores UASB devido à baixa concentraÃÃo de matÃria orgÃnica afluente, que tambÃm reduziu substancialmente a produÃÃo total de biogÃs no perÃodo (1,26 m3). O pH mÃdio foi de 7,4. O sistema apresentou equilÃbrio com relaÃÃo aos parÃmetros medidos e uma boa estabilidade. O efluente analisado nÃo apresentou riscos de salinidade ou de sodificaÃÃo, podendo ser reutilizado para irrigaÃÃo da maioria das culturas e solos.

ASSUNTO(S)

lagoa de estabilizaÃÃo anaerobic treatment saneamento rural stabilization pond wastewater of coffe Ãgua residuÃria do cafà tratamento anaerÃbio

Documentos Relacionados