Modelagem fenomenológica do desempenho de torres de resfriamento de água acopladas e estudo de casos. / Phenomenological modeling of performance of coupled water cooling towers and case studies.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/06/2011

RESUMO

Neste trabalho foi realizada a modelagem fenomenológica do desempenho de uma torre de resfriamento de água e de um sistema de duas torres de resfriamento em série, com temperatura de água de entrada de até 65 ºC. Verificou-se a validade do modelo através de comparação dos resultados previstos com os obtidos em ensaios em uma unidade piloto. Em seguida, através de simulação matemática, a partir do modelo desenvolvido, foi feito o estudo de diversos casos de aplicação. Estudou-se a influência das principais variáveis de operação (vazão de ar, vazão de água e temperatura de bulbo úmido) no desempenho de torres de resfriamento acopladas (em série e em paralelo) e no custo operacional. Verifica-se que a variável de maior influência é a vazão de água que circula pela torre.

ASSUNTO(S)

acoplamento de torres de resfriamento caracterização experimental de torre de resfriamento cooling towers in series and parallel coupling of cooling towers experimental characterization of cooling tower simultaneous heat and mass transfer torre de resfriamento de água torres de resfriamento em série e em paralelo transporte de massa e calor simultâneos water cooling tower

Documentos Relacionados