MODA NA CIBERCULTURA: EFEMERIDADE, INDIVIDUALISMO E MULTIPLICIDADE NA COMUNICAÇÃO ESTUDO DE CASO: COBERTURA DA SÃO PAULO FASHION WEEK NO PORTAL TERRA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O objetivo desse trabalho é analisar comparativamente algumas das principais características do Sistema da Moda como efemeridade, individualismo (Lipovetsky, 1989) e multiplicidade (Mesquita, 2004), com a cibercultura como sinônimo da cultura contemporânea. Levantamos a hipótese de que ambas possuem semelhanças em suas características elementares. A comunicação está conectada à moda e à cibercultura e será o viés teórico que permite esse estudo a partir de autores como Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Michel Maffesoli, entre outros. Como a moda é comunicada na cibercultura e no ciberespaço? Pretendemos analisar tais questões a partir das relações entre a moda e a cibercultura no contexto das redes. O corpus da pesquisa é constituído pela análise do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week em duas edições online, considerando suas estratégias de comunicação e marketing nos eventos outono-inverno 2006 e primavera-verão 2006/07 no portal de informação Terra. Observamos as transformações da passagem do evento para o contexto da internet e de que maneira acontece a comunicação do evento em relação à moda no ciberespaço.

ASSUNTO(S)

comunicação marketing roupas tecnológicas comunicacao communication ciberespaço fashion cibercultura cyberculture marketing comunicação e linguagens moda

Documentos Relacionados