Missão educacional alemã no Brasil: Irmãs Franciscanas - de Dillingen para a Baixada Fluminense: Duque de Caxias e São João de Meriti RJ (1937-1956)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/03/2012

RESUMO

Este trabalho integra a pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG e se propõe a compreender o contexto de vinda das Irmãs Franciscanas de Dillingen da Alemanha para o Brasil, bem como a realidade da Educação e das Escolas que criaram e vêm mantendo desde 1940 e 1942 nas cidades de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense RJ. Entretanto, a delimitação temporal desta pesquisa vai de meados de 1930, com o governo de Getúlio Vargas e a Reforma Francisco Campos, em que se busca apresentar melhor a realidade política e educacional que antecedeu sua chegada, a princípio na cidade de Cabo Frio-RJ, em 1937, até o ano de 1956, com a formação da primeira turma do Curso Normal oferecido por um dos Colégios dirigidos pelas referidas Irmãs. São abordados temas como: os embates entre catolicismo e escolanovismo, conservadorismo e liberalismo, o privado e o público; a problemática da imigração convivendo com o fervor nacionalista; a realidade educacional da Baixada Fluminense, que ganha destaque principalmente através da imprensa duquecaxiense; a realidade dos atuais Colégios Santa Maria e Santo Antônio com nítidas diferenças entre os dois, através de documentação específica de ambas instituições educacionais, dentre outros. Mas principalmente busca-se perceber possíveis resquícios ou influências trazidas para a educação brasileira, através de suas Irmãs/Professoras, forma(ta)das na Alemanha, considerando o contexto brasileiro e as necessidades de adaptação ao mesmo. Para tanto, se lança mão principalmente dos necrológios das referidas Irmãs, na tentativa de gerar indícios sobre seu possível legado educacional aqui. A prevalência de elementos inerentes ao catolicismo, tais como o conceito de Missão, a prática de Catequizar, a existência das Cruzadas Eucarísticas e a distribuição de Santinhos, é óbvia na grande parte dos documentos. A experiência ímpar, no entanto, foi trazer à baila a história da educação das periferias, mesmo que através de duas instituições confessionais particulares e de uma Congregação católica alemã.

ASSUNTO(S)

irmãs franciscanas de dillingen são joão de meriti-rj duque de caxias-rj educacao educação - brasil - história - 1937-1956 escolas católicas - são joão de meriti (rj) - história - 1937-1956 escolas católicas - duque de caxias (rj) - história - 1937-1956 igreja e educação confessional catholic education franciscan sisters of dillingen educação confessional católica

Documentos Relacionados