Métodos de análise de dados longitudinais no melhoramento genético da pinha (Annona squamosa L.) / Methods of data analysis in longitudinal genetic improvement of custard apple (Annona squamosa L.)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/08/2010

RESUMO

A pinha ou fruta-do-conde (Annona squamosa L.) é uma fruteira importante para o Brasil, especialmente na Região Nordeste. Nessa espécie, os caracteres são avaliados repetidas vezes no decorrer da vida do organismo e são denominados infinitamente dimensionais, no sentido de que, em cada unidade de tempo ou idade, o caráter pode ser avaliado, gerando um conjunto multidimensional de dados. O interesse na análise desse tipo de dados geralmente reside na predição de valores dos indivíduos e progênies para determinado ponto no tempo ou através de todos os pontos e também na identificação de uma parcimoniosa estrutura de variância ao longo do tempo. As alternativas de modelagem podem ser aplicadas aos vários fatores aleatórios do modelo estatístico base. No contexto da estatística experimental com efeitos de tratamentos considerados fixos, estas modelagens, em geral se aplicam somente aos resíduos. Mas no caso do melhoramento, em que os tratamentos genéticos são considerados de efeitos aleatórios, essas modelagens podem ser aplicadas aos efeitos residuais e também genéticos. Inclusive, diferentes modelagens (modelo de repetibilidade, simetria composta - CS, auto-regressivo com variâncias heterogêneas - ARH, ante-dependência estruturado - SAD e multivariado) podem ser aplicadas aos efeitos genéticos e residuais, por exemplo, modelagem dos efeitos genéticos como ARH ou SAD e dos erros por um modelo multivariado. O presente trabalho compara formas alternativas de análise de medidas repetidas no melhoramento da produção de frutos de pinha. Vinte progênies de meias-irmãs foram avaliadas por três anos (2003, 2004 e 2005) no delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições, onde cada parcela era constituída de quatro plantas. A característica avaliada foi número de frutos por indivíduo. Todos os modelos foram analisados usando o software ASREML, com a estimação dos componentes de variância e a predição dos valores genéticos feita através do procedimento REML/BLUP. A comparação dos modelos ocorreu pelo teste de razão de verossimilhança e pelo critério de Akaike. A escolha do melhor modelo com base nas diferentes estruturas de covariâncias mostrou-se necessária na análise de medidas repetidas, visando maximizar a eficiência do melhoramento genético da pinha. O modelo SAD para os fatores progênie e parcela e multivariado para o fator resíduo mostrou-se amelhor abordagem para análise dos dados, propiciando eficiência e parcimônia em relação ao modelo multivariado completo. Com o modelo SAD foi possível a identificação de famílias superiores em cada colheita e também com maiores números totais de frutos.

ASSUNTO(S)

matrizes de variância e covariância modelo misto valor genético genetica quantitativa mixed model variance and covariance matrices genetic value

Documentos Relacionados