Mário Cesariny, leitor da lírica europeia moderna
AUTOR(ES)
Juliano Silva Bologna Garcia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O presente trabalho de pesquisa em Literatura Comparada investiga a relação entre poesia crítica e construção do eu-lírico na poesia surrealista de Mário Cesariny de Vasconcelos (1923-2006), um dos mais destacados autores do surrealismo em Portugal, verificando como os poemas críticos contribuem para a assimilação e o desenvolvimento da escrita surrealista na obra poética de Cesariny. O estudo correlaciona a análise de poemas críticos de Cesariny com as considerações sobre a lírica moderna feitas pelo filósofo e crítico de arte alemão Theodor Adorno e com as observações sobre escrita poética surrealista oriundas dos próprios artistas do movimento e de seus críticos, a fim de discutir as circunstâncias em que a estética surrealista, chegando com atraso ao meio literário português (fins dos anos 40) e sendo vista como estrangeira nesse meio, pôde ser incorporada pela poesia de Cesariny, não na clave da insuficiência e do epigonismo, mas como estética viva e atualizada dentro do contexto da cultura portuguesa e do salazarismo que vigorou no país durante a maior parte da produção poética de Cesariny. São analisados quatro poemas críticos do poeta, nos quais ele se apropria da linguagem de outros autores, empreendendo uma abordagem crítica da tradição literária enfocada por ele. Essa amostra permite identificar diferentes posturas críticas do autor diante das linguagens dos autores glosados por ele e, particularmente, revela aspectos do complexo processo de constituição do eu-lírico criado por Cesariny, em que ele coloca em questão a vinculação do lirismo ao eu centrado em si mesmo da tradição romântica, e termina por elaborar uma crítica ao centramento do eu na poesia lírica. A análise dos poemas conclui que os procedimentos críticos do poeta constituem tanto uma reação à reificação da linguagem sob o regime fascista quanto uma atualização crítica da poesia portuguesa em relação às diretrizes estéticas da poesia modernista, manifestada numa revisão crítica da tradição simultânea a uma abordagem crítica da própria estética surrealista, confrontando o surrealismo com a desagregação do eu, tópico relevante na poesia vanguardista produzida no pós-guerra.
ASSUNTO(S)
surrealismo teoria literaria vanguarda portuguesa eu-lírico vasconcelos, mario cesariny de, 1923-2006 - critica e interpretação poesia crítica poesia portuguesa - história e crítica surréalisme avant-guarde portugaise je lyrique poésie critique
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2922Documentos Relacionados
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