Marca Bahia no turismo: uma análise sobre a adoção de uma identidade territorial na construção de uma marca-lugar. / Make Bahia in tourism: an analysis of the adoption of a local identity in the construction of a brand place.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação apresenta uma reflexão de natureza teórica sobre a adoção do conceito de identidade territorial para a construção de uma marca-lugar, por intermédio da qual procuramos compreender a noção de baianidade e a forma como ela foi instrumentalizada por governos estaduais no posicionamento da Bahia como destino turístico. O aporte teórico do conceito de representações sociais de linhagem francesa nos permitiu identificar em Castells (2006) a noção de identidade mais apropriada e em Laurenson (2005), Gilmore (2002) e Norberto (2007), entre outros autores, o conceito de marca-lugar que consideramos mais concernente à análise da apropriação da identidade baiana para construção de uma marca Bahia na esfera do turismo. Apoiamos nossa reflexão na literatura existente sobre cultura, turismo, identidade da Bahia e marca Bahia, através da qual chegamos à constatação de que a construção das representações dos baianos no turismo, por sucessivos governos estaduais, deu-se na perspectiva de uma visão essencialista da identidade local, responsável pela estereotipização dos valores e características atribuídas aos atores sociais locais e pela conseqüente produção de um sistema de representações com baixa aderência às novas dinâmicas socioeconômicas do Estado.

ASSUNTO(S)

tourism. identidade territorial territorial identity identidade baiana brand place bahianan identity marca lugar comunicacao representações sociais social representation turismo

Documentos Relacionados