Mapas do acaso : as canções de Humberto Gessinger sob a ótica contemporânea

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esse trabalho pretende contribuir com a análise dos aspectos da canção, no ambiente do rock brasileiro surgido na década de 80, mais especificamente através das composições de Humberto Gessinger que, juntamente com outros artistas, marcaram e colaboraram para a formação da mentalidade da geração desta década. Para isso, num primeiro momento, será discutida a forma de tratamento de suas canções, demonstrando que não são simplesmente poesia musicada, mas que, como demonstra principalmente Luiz Tatit, é um gênero à parte que deve ser tratado como tal; especificações como ritmo, instrumentos musicais utilizados, altura (ascendente ou descendente), registro e timbre vocal, intensidade (gradação), transposição, duração, andamento, acento, pausa e tensão (passionalização ou tematização) fazem parte desse gênero e são relevantes na medida em que auxiliam na apreensão de sentido da mensagem que o artista deseja transmitir e refletir através de sua obra. A seguir será apresentado um panorama sobre rock, em particular no Brasil, de forma a situar a posição de Humberto Gessinger no cenário musical dos anos 80, bem como sobre os aspectos culturais da contemporaneidade presentes em sua obra, tais como fragmentação do sujeito (eu múltiplo e solitário, interligado e superficial), crise de identidade, provisoriedade, descanonização, incertezas, descentralidade, colagens, cultura do consumo, compressão das noções de espaço e tempo, individualismo, hedonismo e estranhamento perante o mundo; serão tratadas ainda as relações de suas composições com a história brasileira desta década, demonstrando que o compositor pode ser considerado um cronista de seu tempo. Para tanto, serão tomadas como base as teorias sobre a contemporaneidade de Nilza Villaça, Zygmunt Bauman e Domício Proença Filho, entre outros pensadores. Sobre a questão do absurdismo da vida, a obra do filósofo Albert Camus. Além disso, será dada ênfase à temática do eu perante a cidade e suas problemáticas, segundo a concepção de, principalmente, Renato Cordeiro Gomes, Italo Calvino (através de sua obra ficcional) e Sandra Jatahy Pesavento. A escolha das composições foi realizada através desses temas, buscando músicas que trouxessem esses elementos. Através dessa pesquisa é comprovado que essas canções possuem um lirismo raramente encontrado no rock, e sua obra musical traz um retrato da sociedade brasileira das gerações de 80 e 90, em especial, da juventude, questionando sua identidade, suas referências, sua posição perante a metrópole e o quadro político-social mundial.

ASSUNTO(S)

literatura brasileira gessinger, humberto engenheiros do hawaii. letras de música canção popular urbana rock musica popular e literatura brasileira

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