Mamografia em mulheres assintomáticas na faixa etária de 40 a 49 anos
AUTOR(ES)
Silva, Flávio Xavier, Katz, Leila, Souza, Alex Sandro Rolland, Amorim, Melania Maria Ramos
FONTE
Rev. Saúde Pública
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
OBJETIVO Avaliar os achados mamográficos e as intervenções decorrentes do rastreamento em mulheres de 40 a 49 anos de idade com risco habitual para o câncer de mama. MÉTODOS Estudo transversal com mulheres de 40 a 49 anos, submetidas ao rastreamento mamográfico em centro de referência em mastologia, em Recife, PE, de janeiro de 2010 a outubro de 2011. Foram excluídas mulheres com queixas mamárias, alterações no exame físico e com alto risco para câncer de mama. RESULTADOS Das 1.000 mamografias realizadas, 232 foram BI-RADS 0, 454 BI-RADS 1, 294 BI-RADS 2, 16 BI-RADS 3, duas BI-RADS 4A, uma BI-RADS 4C e uma BI-RADS 5. Observou-se um único caso de carcinoma ductal invasivo grau II e várias intervenções: 469 ultrassonografias, 53 encaminhamentos para a mastologia, 11 citologias e oito biópsias. CONCLUSÕES O rastreamento mamográfico em mulheres de 40 a 49 anos com risco habitual para o câncer de mama leva a outras intervenções e, assim, ao aumento dos custos com eficácia não mostrada para redução da mortalidade.
ASSUNTO(S)
mulheres mamografia programas de rastreamento neoplasias da mama, diagnóstico estudos transversais
Documentos Relacionados
- Qual a faixa etária ideal para realização de mamografia em mulheres, visando redução da mortalidade por Câncer de Mama?
- Prevalência e fatores associados à realização da mamografia na faixa etária de 50-69 anos: um estudo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2003)
- A periodização da vida e a experiencia de homens e mulheres na faixa dos 40 anos
- Idades dentaria e ossea : estudo em crianças brasileiras, na faixa etaria de 6 a 10 anos
- Acuracia da mamografia no diagnostico do cancer de mama inicial em mulheres sintomaticas com idade entre 35 e 49 anos