Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição
AUTOR(ES)
João Virmondes Alves Simões
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Lugares da impermanência: fotografias de casas em demolição é uma pesquisa em Poéticas Visuais que traz reflexões práticasteóricas em torno de como o meu fazer artístico se constrói e se desdobra do espaço real para os espaços virtual e de instauração da obra. Utilizou-se como objeto de estudo as imagens de casas em demolição, fotografadas e tratadas com o programa de montagem de imagem panorâmica disponível em aparelho de telefonia celular. As fotografias foram realizadas nos locais em demolição selecionados ao acaso, a partir dos registros dos lugares por ocasião de caminhadas pela cidade de Uberlândia, situada na região denominada Triângulo Mineiro, ao sudoeste do Estado de Minas Gerais. Assim, produziu-se a série de fotografia documental denominada de Casas Anuladas período 2008 2010. As reflexões em torno do processo de criação à questão do "ponto de vista" do espaço como um lugar do qual a imagem foi subtraída, do sujeito que realiza a operação do corte fotográfico e do que fica fora do campo, do espaço e da imagem. Finaliza-se com análises da relação de deslocamento de um ponto de vista próprio e pessoal para o ponto de vista do espectador no espaço de instalação/instauração. A conclusão deste trabalho se realiza com a exposição Casas Anuladas na qual se apresentará a casa anulada como o lugar em que se perfaz a desconstrução do espaço da cidade. Ao operar, nesse lugar, pretende-se refletir sobre a possibilidade de transformar a idéia de resto e de desaparecimento de um objeto, em imagem, como um corte do espaço deslocada para outro espaço - a transposição que se apresenta no espaço de exposição. Pensar como o processo de criação e construção do trabalho se repete para se transformar, num jogo de eterno retorno, num movimento de espiral que pode abrir-se ou fechar-se ao infinito.
ASSUNTO(S)
artes fotografia montagem subtração ponto de vista casa fotografia arquitetônica - uberlândia (mg) fotografia artística - uberlândia (mg) photographie montage soustraction point de vue maison
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3381Documentos Relacionados
- Sobre as possibilidades da impermanência: Fotografia e monumento
- Dos sonhos de Kindzu e da produção dialética de lugares e não lugares em Terra sonâmbula, de Mia Couto
- Lugares e não lugares em Marc Augé
- Indicadores econômicos da produção orgânica de minitomate em casas de vegetação
- A história da construção de casas saudáveis em Sonda Oriental, Indonésia