Lenin e a educação politica : domesticação impossivel, resgate necessario

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Examino neste estudo as contribuições de Vladímir Ilich Uliánov - Lenin - à educação, bem como sua crítica à universidade e aos ideólogos que participavam do processo de transformação da sociedade russa em território sem lei e a atender aos dissolutos interesses do capitalismo. A hipótese central que direciona este estudo é que, coletivamente, Lenin pode subsidiar uma teoria revolucionária da educação imprescindível à emancipação intelectual e a libertação política do proletariado e dos camponeses pobres. A revisão bibliográfica da obra de Lenin me permitiu compreender que a universidade russa e seus acadêmicos, para além dos interesses da monarquia feudal, estavam subsumidos aos interesses da burguesia russa, hegemonizando-se a partir da primeira revolução democrática de 1905. Nesse contexto, as ciências sociais e a filosofia, ministradas na Universidade, não interessavam ao czar e nem aos latifundiários. Paradoxalmente, à instituição russa de ensino superior cabia, em tempos pacíficos, encher as cabeças dos discentes com a sabedoria acadêmica e o ridículo doutrinário subjetivista e escolástico. O sistema nacional de ensino estava nas mãos das classes dominantes, então, ao Partido Comunista ? uma ?grande escola?, como Lenin o chamava ? cabia a tarefa de educar politicamente as novas gerações russas para levar adiante o processo revolucionário, iniciado em janeiro de 1905. Posto, o referencial leninista tem uma importância incontornável para os estudiosos da educação à medida que aduz novos elementos à compreensão dialética e crítica das relações de produção e do cenário político educacional brasileiro Resume: Dans cette étude j?analyse les contributions de Vladímir Ilich Uliánov - Lenin - sur l?éducation, de même que sa critique de l?université et des idéologues que participaient au processus de transformation de la societé russe dans un territoire sans loi et que servaient les intérêts dissolus du capitalisme. L?hypothèse centrale de cette étude est que, Lenin dans l?ensemble, peut aider l?idée révolutionnaire que l?éducation est indispensable pour l?émancipation intellectuelle et pour la libération politique du prolétariat et des paysans pauvres. La révision bibliographique de l?ouvrage de Lenin m?a fait comprendre que l?université russe et ses académiciens, por delà des intérêts de la monarchie féodal, étaient agrée aux intérêts de la bourgeoisie russe. Depuis la première révolution démocratique de 1905 ils ont obtenu l?hégémonie. Dans ce contexte, il n?y avait pas de souci ni par le czar, ni par les propriétaires de latifundia, pour le sciences sociaux et pour la philosophie, appliquées dans l?université. En paradoxe, pendant les temps paisibles, la mission de l?instituion russe de l?enseignement supérieur, était de mettre dans la tête des élèves, des idées academiques et le ridicule doctrinaire subjectiviste et scolastique. Les classes dominantes avaient la puisance du système éducatif, alors, la mission du « parti communiste », appelé par Lenin d?une grande école, était d?élever politiquement les nouvelles générations russes pour mettre en avant le processus révolutionnaire, initié en janvier 1905. Pour les studieux de l?éducation la référence léniniste c?est très importante à mesure qu?elle ajoute des noveaux éléments à la compréhension dialectique et critique des relations de production et de la scène politique de l?éducation brésiliéne

ASSUNTO(S)

educadores - russia conscience marxisme-historique communisme educateur revolutionnaires marxismo historico consciencia - historia education comunismo educação revolucionarios

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