Language policy, historiographic policy: epistemology of the history of language(s), the case of Portuguese in Southern Brazil (1754-1830) / Politica linguistica, politica historiografica : epistemologia e escrita da historia da(s) lingua(s) a proposito da lingua portuguesa no Brasil Meridional (1754-1830)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Esta tese analisa epistemologicamente a forma de fazer história da língua portuguesa no Brasil pela ótica da Escola dos Anais. Observa as periodizações propostas para a história do português para ver se estão feitas na ótica da História Global ou da História Geral (Foucault, 1987). Propõe uma periodização para a elaboração da história lingüística do Brasil Meridional e escolhe o período de 1750 a 1830 para fazer um estudo de caso demonstrativo de um procedimento serial indiciário (Ginzburg, 1990). Deste período elabora um banco de dados de 5.504 documentos transcritos filologicamente e um pequeno corpus de cartas açorianas, paulistas e lusitanas escritas na região nos séculos 18 e 19. Termina com uma reflexão sobre as conseqüências do uso do conceito de português brasileiro (pb), amplamente utilizado na elaboração da história da língua no Brasil, em políticas lingüísticas internas e em políticas lingüísticas externas do Brasil. A tese introduz o conceito de Política Historiográfica que insere a escrita da história da(s) língua(s) no campo de interesses da politologia lingüística (Calvet, 2002)

ASSUNTO(S)

autoria lingua portuguesa - historia portuguese language history linguistica politica governamental linguagem linguistics policy of language

Documentos Relacionados