Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esse Memorial descreve um trabalho conjunto entre estudantes de composição e intérprete no âmbito da criação e preparação para execução de peças para clarineta solo. Também apresenta uma enquête realizada para verificar o potencial delas para a prática da clarineta. Esta experiência ocorreu em uma disciplina de Composição da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Após a apresentação da metodologia utilizada, o autor descreve o processo de trabalho ocorrido na sala de aula, abordando aspectos da pedagogia e do conteúdo. Em seguida, há um breve histórico sobre o professor de composição, o intérprete e os estudantes. Em seguida, apresenta cada peça e seu compositor, faz reflexões interpretativas sobre elas e demonstra as contribuições provenientes da relação intérprete-compositor no seu processo de criação e construção interpretativa. Depois, traz o resultado de uma enquête realizada com sete clarinetistas, que também são professores, sobre a possível aceitação pedagógica e artística das peças. Finalmente, conclui que o resultado do trabalho demonstra que a relação intérprete-compositor contribuiu, não apenas, no processo de criação das peças, mas também em sua interpretação, e que algumas delas podem ser úteis no ensino da clarineta e serem incluídas no repertório brasileiro do instrumento.

ASSUNTO(S)

musica composition analysis interpretation composição clarinet clarineta música - interpretação (fraseado, dinâmica etc.) análise

Documentos Relacionados