La proposition dâÃducation adressÃe à de jeunes travailleurs, à partir de lâexpÃrience de scolarisation et de qualification professionnelle du Programme National : âQualification et Action Communautaire - PROJOVEM / A EDUCAÃÃO DOS TRABALHADORES NA SOCIABILIDADE DO CAPITAL: ESTUDO A PARTIR DO PROJOVEM FORTALEZA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo analisar no contexto da crise estrutural do capital e das transformaÃÃes do mundo do trabalho o discurso e a efetivaÃÃo do modelo de escolarizaÃÃo e de qualificaÃÃo profissional destinada aos trabalhadores via PolÃtica PÃblica de EducaÃÃo. Objetiva ainda investigar a proposta de educaÃÃo destinada a jovens trabalhadores a partir da experiÃncia de escolarizaÃÃo e qualificaÃÃo profissional do Programa Nacional de InclusÃo, QualificaÃÃo e AÃÃo ComunitÃria-PROJOVEM, identificando como os trabalhadores compreendem e vivenciam essa experiÃncia que associa escolarizaÃÃo e qualificaÃÃo profissional. A investigaÃÃo realizou-se atravÃs de uma pesquisa bibliogrÃfica e documental, aliada ao estudo empÃrico junto ao PROJOVEM, Fortaleza. Com relaÃÃo à pesquisa de campo esta foi adotada com o intuito de verificar in loco como essa experiÃncia de educaÃÃo vem acontecendo. Para tanto, foram contemplados como sujeitos de investigaÃÃo desse estudo, os alunos do Programa e os segmentos profissionais envolvidos no trabalho como: Assistentes Sociais, Professores de EducaÃÃo BÃsica, Professores do eixo da QualificaÃÃo Profissional e coordenaÃÃo geral. Cabe esclarecer que a pesquisa de campo teve inÃcio em novembro de 2005, quando data a implementaÃÃo do Programa em nÃvel nacional e local, prosseguindo durante o decorrer do ano de 2006. Foram realizadas visitas de acompanhamento aos nÃcleos, para observaÃÃo das aulas e demais atividades desenvolvidas. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observaÃÃo participante, a aplicaÃÃo de entrevistas semi-estruturada, junto aos alunos, e da entrevista estruturada com os demais profissionais do programa. O estudo à fundamentado à luz do pensamento de Marx e de estudiosos como MÃszÃros (2003), Antunes (2001), Frigotto (2003), Gentilli (1995), Arrais Neto (2003, 2005, 2006), dentre outros. Os resultados da pesquisa revelam um contexto educativo afetado por problemas sociais e econÃmicos, fortemente marcado pelo viÃs neoliberal de sucateamento das instituiÃÃes pÃblicas, no caso em questÃo, as escolas; de precarizaÃÃo da classe trabalhadora, particularmente, os jovens e professores do programa. A Proposta implementa um modelo de escolarizaÃÃo mÃnima, em quantidade e em qualidade, de conteÃdos estudados e de conhecimentos referentes à qualificaÃÃo para o trabalho. O Programa apresenta ainda contradiÃÃes inclusive em relaÃÃo aos objetivos que se propÃe, uma vez que nÃo atende sequer as intenÃÃes de qualificaÃÃo desses sujeitos para o mercado de trabalho.

ASSUNTO(S)

trabalho travail ciÃncias sociais aplicadas educaÃÃo programa nacional de inclusÃo de jovens, educaÃÃo, qaulificaÃÃo e aÃÃo comunitÃria scolarità capitalisme trabalhadores jovens - educaÃÃo - fortaleza(ce) educaÃÃo compensatÃria - fortaleza(ce) capitalismo educaÃÃo e estado - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados