ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO, QUANTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PUREZA ENANTIOMÉRICA DE LINALOL, CARVONA E LIMONENO EM ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AROMÁTICAS. / ISOLATION, CHARACTERIZATION, AND EVALUATION OF MEASUREMENT ENANTIOMERIC PURITY OF LINALOOL, CARVONE AND LIMONENE IN ESSENTIAL OILS HERBS SPECIES.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/12/2011

RESUMO

Este estudo envolveu isolamento, caracterização, quantificação e avaliação da pureza enantiomérica do linalol nos óleos essenciais das espécies aromáticas Lippia alba (Mill.) N. E. Brown (quimiotipo linalol-1,8-cineol), Ocimum basilicum L, Pelargonium graveolens LHerit, Cinnamomum camphora Nees e Eberm var. linaloolifera Fujita, Aniba rosaeodora Ducke e Coriandrum sativum L. e da carvona e do limoneno no óleo essencial de Lippia alba (Mill.) N. E. Brown (quimiotipo carvona-limoneno). A quantificação dos monoterpenos foi realizada por CG-DIC pelo método do padrão interno. As curvas analíticas para a quantificação foram lineares no intervalo de 1,0 a 10,0 mg mL-1 e apresentaram valores adequados de coeficientes de correlação (0,996 a 0,999). O linalol foi encontrado com 91,38% (m/m) no óleo essencial de A. rosaeodora, 84,00% em C. camphora, 79,25% em L. alba, 79,00% em C. sativum, 73,33% em O. basilicum e 13,60% em P. graveolens. A carvona apresentou 58,13% e o limoneno 31,71% (m/m) no óleo essencial de L. alba (quimiotipo carvona-limoneno). As análises de purezas enantioméricas realizadas por CG-DIC, utilizando uma coluna com fase enantiosseletiva (β-ciclodextrina) e a co-injeção com padrões comerciais, revelaram a presença do enantiômero (S)-(+)-linalol em L. alba e do (R)-(-)-linalol em O. basilicum e em C. camphora. As duas formas enantioméricas do linalol foram encontradas nas espécies P. graveolens, A. rosaeodora e C. sativum. Na espécie L. alba (quimiotipo carvona-limoneno) foi observada uma única forma enantiomérica (R)-(-)-carvona e o limoneno apresentou as formas enantioméricas (S)-(-)-limoneno e (R)-(+)-limoneno com predominância desta última. O linalol foi isolado do óleo essencial de L. alba por CCD e submetido à análise por CG-EM, CG-DIC, RMN de 1H e 13C e [α]D, as quais elucidaram sua estrutura e estereoquímica. O (S)-(+)-linalol isolado de L. alba (>99%) foi utilizado na obtenção da curva analítica. Esse isolamento foi necessário devido à indisponibilidade em adquirir o (S)-(+)-linalol comercialmente puro.

ASSUNTO(S)

pureza enantiomérica quantificação espécies aromáticas óleo essencial linalol carvona limoneno quimica enantiomeric purity quantification aromatic species essential oil linalool carvone limonene

Documentos Relacionados