Intranets, portais corporativos e gestão do conhecimento: análise das experiências de organizações brasileiras e portuguesas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é analisar as relações existentes entre a adoção de intranets e portais corporativos e as práticas de gestão do conhecimento. O modelo de pesquisa propõe uma combinação do modelo KMMM (Knowledge Management Maturity Model) com o modelo de Organização do Conhecimento (CHOO, 1998) e traduz para o contexto dos portais os construtos de dois modelos genéricos de avaliação de sistemas de informação já validados: TAM (Technology Acceptance Model) e TTF (Task-Technology Fit). O modelo leva em consideração tanto as características técnicas das intranets e portais quanto os aspectos organizacionais de apoio. Busca-se também investigar as influências da maturidade em gestão do conhecimento e da gestão de competências nos processos de construção de sentido, criação do conhecimento e tomada de decisão. Os gestores das intranets e líderes de programas de gestão do conhecimento de médias e grandes organizações constituíram o público alvo da pesquisa, da qual participaram 168 organizações (98 brasileiras e 70 portuguesas). A análise dos dados permitiu a validação do modelo da Organização do Conhecimento (CHOO, 1998) e um melhor entendimento das relações entre as características das intranets e a gestão do conhecimento. O trabalho contém recomendações para os gestores das intranets e líderes de gestão do conhecimento, buscando assim contribuir para o uso adequado da Tecnologia da Informação como uma aliada das iniciativas de gestão do conhecimento.

ASSUNTO(S)

ciência da informação teses. gestão do conhecimento teses. intranet (redes locais de computacao) tecnologia da informação teses.

Documentos Relacionados