Internacionalização e marcas próprias no setor supermercadista brasileiro: um estudo de caso do grupo CBD/Pão de Açúcar / Internationalization and Proper Mark in Brazilians Supermakets: Case Group CBD/Pão de Açúcar.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar o Investimento Direto Estrangeiro nas redes supermercadistas no Brasil, enfatizando os produtos de marca própria como estratégia de diferenciação frente à concorrência. Nos últimos anos o setor varejista vem crescendo de forma acentuada, impulsionado principalmente pelas estratégias de crescimento adotadas pelas grandes redes supermercadistas. Além de investir em tecnologia, expansão de lojas e crescimento interno, as grandes redes seguem investindo de forma significativa nos produtos de Marca Própria (MP). Neste segmento de produtos a líder de mercado Companhia Brasileira de Distribuição/ Pão de Açúcar segue lançando novos itens de comercialização e já possui atualmente mais de 14 mil itens lançados. Para verificar qual a percepção dos consumidores em relação aos produtos de MP e quais os fatores determinantes na escolha do local de compra, foi realizada uma pesquisa na cidade de Volta Redonda com 187 clientes do Sendas, supermercado que pertence a CBD/Pão de Açúcar desde 2003. Conclui-se que existem duas estratégias distintas no posicionamento dos produtos de MP, os supermercados podem oferecer o produto como estratégia de fidelização de clientes, tendo em vista que os principais consumidores destes produtos são pessoas pertencentes às classes A e B, ou podem criar estratégias de divulgação para aumentar o número de consumidores dispostos a adquirir estes produtos, pois as classes mais baixas ainda os vêem com desconfiança.

ASSUNTO(S)

investimento direto estrangeiro companhia brasileira de distribuição proper mark marcas próprias direct foreign investment administracao

Documentos Relacionados