Influência de variáveis de processo do desempenho de torre de resfriamento. / Influence of process variables on the cooling tower performance.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Com base em um modelo fenomenológico e a partir de dados experimentais obtidos numa planta piloto, foi obtida uma correlação entre o desempenho de uma torre de resfriamento em função das principais variáveis de processo: fluxos mássicos do gás e da água pela torre, e temperatura de entrada da água. Os resultados apresentaram boa consistência, comparados com os da literatura. A metodologia desenvolvida pode, com relativa facilidade, ser aplicada para torres de resfriamento industriais, pois se baseia em medidas de variáveis, factíveis em termos práticos. Efetuou-se também um estudo paralelo com base em modelagem e simulações matemáticas do comportamento de uma torre de resfriamento de água em condições severas, com temperatura da água de alimentação superior a 50°C. Constatou-se que o coeficiente de transporte de massa na torre de resfriamento aparentemente não é afetado.

ASSUNTO(S)

experimental characterization of a cooling tower mass transport torres de resfriamento cooling tower differential modelling of cooling tower performance engenharia química simultaneous heat and mass transfer

Documentos Relacionados