Induction and control of somatic embryogenesis in the Ocotea catharinensis and Ocotea odorifera (Lauraceae). / Indução e controle da embriogênese somática em Ocotea catharinensis e Ocotea odorifera (Lauraceae).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O. catharinensis e O. odorifera são árvores originárias da Mata Atlântica. Historicamente estas espécies foram intensamente exploradas e atualmente encontram-se vulneráveis de extinção. A embriogênese somática é uma ferramenta de grande potencial na reprodução de espécies de difícil propagação. No presente trabalho analisou-se o efeito dos meios de cultura MS e WPM e de diferentes de ANA e 2,4-D na indução da embriogênese somática nessas espécies. Em O. catharinensis a combinação WPM + 2,4-D mostrou-se mais efetiva na indução de calos. Resultados mais expressivos foram observados no tratamento WPM + 144µM 2,4-D. Os piores índices de indução foram obtidos no meio MS + 2,4-D. Em O. odorifera não foi utilizado o meio MS. Nesta espécie, mais importante do que o tipo do regulador de crescimento foi sua concentração. Maiores percentuais de calos foram observados em concentrações mais elevadas desses reguladores. WPM + ANA mostrou-se bastante efetivo em O. odorifera, ao contrário do que foi observado em O. catharinensis, onde os resultados foram pouco expressivos.

ASSUNTO(S)

somatic embryogenesis embriogênese somática o. odorifera plant tissue culture plant growth regulators o. catharinensis o. catharinensis biotecnologia reguladores de crescimento vegetal o. odorifera cultura de tecidos vegetais biotechnology

Documentos Relacionados