InduÃÃo de programas lÃgicos orientados a objetos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Em muitas de suas aplicaÃÃes prÃticas â tais como Processamento de Linguagem Natural(PLN), CASE, sistemas especialistas em domÃnios complexos, ontologias de Web semÃntica e Descoberta de conhecimento em banco de dados(KDD) - ProgramaÃÃo em LÃgica Indutiva(PLI) nÃo à usada para substituir, mas para complementar aquisiÃÃo de conhecimento manual. Usar uma linguagem de representaÃÃo de conhecimento comum para ambos, conhecimento manualmente codificado e conhecimento induzido por PLI, à a idÃia chave da sua integraÃÃo simples. Como a aquisiÃÃo de conhecimento manual està crescentemente sendo feita utilizando linguagens hÃbridas que integram objetos com regras ou relaÃÃes, surgem as questÃes da viabilidade e praticidade de usar tais linguagens para induÃÃo. Nesta dissertaÃÃo à apresentado Cigolf, um sistema de PLI que usa a linguagem lÃgica orientada a objeto Flora para representaÃÃo de conhecimento. Cigolf recebe como entrada uma base de conhecimento prÃvio, um conjunto de exemplos, e uma especificaÃÃo de viÃs de aprendizagem, tudo representado em Flora. Ele traduz esta entrada numa especificaÃÃo de entrada para um sistema de PLI chamado Aleph. Ele entÃo utiliza uma versÃo de Aleph para Prolog tabelado na induÃÃo de novo conhecimento e traduz este conhecimento aprendido para Flora. SÃo descritas as questÃes surgidas por este processo de traduÃÃo bidirecional e a soluÃÃo que foi adotada. à mostrada tambÃm a comparaÃÃo de desempenho de Cigolf e Aleph em alguns problemas benchmarks de PLI para avaliar o overhead associado com o uso de uma linguagem de representaÃÃo lÃgica orientada a objeto para tarefas de aprendizagem em vez de uma linguagem puramente lÃgica

ASSUNTO(S)

programaÃÃo em lÃgica indutiva orientado a objeto knowledge acquisition knowledge representation inductive object oriented logic programming representaÃÃo de conhecimento aquisiÃÃo de conhecimento machine learning programaÃÃo em lÃgica indutiva aprendizagem de mÃquina inductive logic programming ciencia da computacao

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