Impressões, acúmulos e rasgos : procedimentos litográficos e seus desvios

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Essa tese resulta de pesquisa artística ancorada na vivência de atelier de litografia. Desenvolvida de "##$ a "#%#, a investigação articula prática e reflexão teórica, com recorte específico no procedimento de gravura que tem como matriz a pedra calcária, e seus possíveis deslocamentos. A pesquisa tem como objetivo principal investigar factíveis desvios técnicos, transladando o conceito de gravura, subjugado à edição a um trabalho técnico-estético, com foco na arte contemporânea. Toma-se como pressuposto a possibilidade de um fazer que inclua o olhar fenomenológico, cruzando procedimentos técnicos e processos criativos, amalgamando látex às litografias, para criar o que denominamos ‘Policorpos’. Os conceitos abordados dizem respeito aos estados de alteração das imagens, provocados pelas reações químicofísicas das matérias e pela atitude experimental !ente à técnica. Impressão é o conceito operacional que baliza a investigação. Pedra-matriz, água, gorduras, óxidos, papel, látex, instauram um deslizamento contínuo entre a prática e fenômenos percebidos e intuídos na impermanência relativa dos corpos. Os trabalhos obtidos evidenciam uma fisicalidade fluídica fazendo alusões ao informe. A transitoriedade (in) formal inerente aos procedimentos da aguada litográfica e do manuseio do látex, problematizam a função autor.

ASSUNTO(S)

litographic impressions litografia gravura hybrid procedures picture-body-image arte contemporânea contemporary art

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