Impacto do Programa Bolsa FamÃlia sobre o bem estar das famÃlias beneficadas no Estado do Cearà / Impact of the Bolsa Familia Program (PBF) on the welfare of families benefited in the state of Ceara

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2008

RESUMO

O estudo buscou analisar o impacto do Programa Bolsa-FamÃlia (PBF) sobre o bem-estar das famÃlias beneficiadas no Estado do Cearà em 2007. Para tal finalidade, foi utilizado o levantamento de dados primÃrios nos municÃpios de Ocara, QuixadÃ, Itapipoca e Sobral. Foram aplicados 80 questionÃrios sendo 40 para famÃlias beneficiadas e 40 para famÃlias nÃo-beneficiadas (potenciais beneficiÃrios) em cada municÃpio selecionado. Os dados secundÃrios foi baseado numa coleta de informaÃÃes junto ao MinistÃrio de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), à Controladoria Geral da UniÃo (CGU), à Secretaria de EducaÃÃo BÃsica do Estado do Cearà (SEDUC) e ao Instituto de Pesquisa e EstratÃgia EconÃmica do Cearà (IPECE). Com base numa anÃlise tabular, testes t-Student e H de Kruskall-Wallis para comparaÃÃo das mÃdias e proporÃÃes, respectivamente, e anÃlise de regressÃo linear. Foi possÃvel mensurar o impacto do programa sobre as famÃlias beneficiadas no CearÃ. Os resultados referentes Ãs caracterÃsticas domiciliares comprovaram a homogeneidade dos grupos familiares selecionados. O PBF teve impacto positivo sobre os pilares do capital humano local, explicado pela melhoria dos indicadores de saÃde, de educaÃÃo e do estado nutricional das famÃlias beneficiadas. O progresso orÃamentÃrio das famÃlias beneficiadas atravÃs das transferÃncias dos recursos revelou um atributo particular da condiÃÃo de dependÃncia dessas famÃlias com a polÃtica de bem-estar social do Estado. Esta caracterÃstica peculiar foi avaliada atravÃs da participaÃÃo menor de atividades do trabalho e nÃo-agrÃcolas na renda total mÃdia, em comparaÃÃo ao outro grupo familiar nÃo beneficiado. O PBF estimulou, ainda, uma expansÃo no patrimÃnio domiciliar do grupo que recebe os benefÃcios, revelando o impacto importante do programa sobre o padrÃo de comportamento dos gastos em aquisiÃÃo de bens durÃveis. Dessa forma, pode-se concluir que o Programa Bolsa-FamÃlia tem um papel importante no bem-estar das famÃlias como polÃtica de curto prazo. NÃo houve, porÃm, impacto na geraÃÃo de renda garantindo que estas famÃlias gradativamente se desvinculam do programa a longo prazo.

ASSUNTO(S)

economia dos programas de bem-estar social pobreza, bolsa-famÃlia, renda, capital humano, estado do cearÃ. poverty, bolsa-familia, income, human capital , state of ceara.

Documentos Relacionados