Immune protection by dendritic cells pulsed with peptide P10 derived from the gp43 of Paracoccidioides brasiliensis. / Imunoproteção induzida por células dendríticas pulsadas com peptídeo P10 derivado da gp43 de Paracoccidioides brasiliensis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis e é considerada a 10º causa de morte dentre doenças infecciosas e parasitárias no Brasil. As células dendríticas (DCs) são as mais eficientes na apresentação de antígenos, e sendo de 100 a 1000 vezes mais eficientes que um adjuvante não específico. P10, motivo específico de 15 aminoácidos derivado da gp43 excretada pelo fungo, é reconhecido por linfócitos T, direciona para resposta Th1 e confere proteção no modelo experimental. Nesse sentido, analisamos a capacidade de DCs pulsadas com P10 em ativar uma resposta protetora. In vitro observamos que a proliferação de esplenócitos foi maior quando a reestimução era feira com P10 e DCs juntos. In vivo, camundongos infectados e tratados com DCs pulsadas com P10 apresentaram diminuição da carga fúngica e melhoria do tecido pulmonar, aumento de IFN-g/IL-12 e diminuição de IL-4/IL-10. Esses resultados evidenciam o potencial das DCs atuando como adjuvante para o P10 em uma vacina para o tratamento e cura da PCM.

ASSUNTO(S)

paracoccidioides brasiliensis paracoccidioides brasiliensis células dendríticas dentritic cells micoses mycoses paracoccidioidomicose paracoccodioidomycosis peptídeos peptides

Documentos Relacionados