Imagens extremas na cena contemporânea
AUTOR(ES)
Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-08
RESUMO
RESUMO O artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade.
ASSUNTO(S)
imagens extremas teatro do real autobiografia
Documentos Relacionados
- Teatralidades do real: significados e práticas na cena contemporânea
- As Suplicantes, de Esquilo, ecos da tragedia grega na cena contemporanea
- Navegar é preciso...interdisciplinaridade e interatividade na arte da cena contemporânea.
- Tela e presença: o ator e a câmera na cena contemporânea
- Fotografia e movimentos sociais : políticas de visibilidade na cena contemporânea