Identificação de constituintes voláteis das glândulas salivares de machos de Ceratitis capitata e Anastrepha obliqua (Diptera: Tephritidae) e de seu hospedeiro Averrhoa carambola L.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Estudos comportamentais e químicos foram conduzidos com Ceratitis capitata Wied. e Anastrepha obliqua Macq. e seu fruto hospedeiro, Averrhoa carambola L. (carambola). Os bioensaios visaram avaliar a idade e os horários de pico dos comportamentos reprodutivos (chamamento, cópula e oviposição) e os estágios de maturação da carambola selecionados pelas fêmeas de cada espécie para oviposição. Os resultados demonstraram que a idade de maior ocorrência das atividades reprodutivas foi aos 11 dias de vida adulta para C. capitata e aos 15 dias para A. obliqua, exceto para a oviposição cuja idade de maior ocorrência foi aos 17 dias para esta última espécie. Para C. capitata os horários de pico para as atividades de chamamento, cópula e oviposição foram 6:00 9:00, 10:00 12:00 e 14:00 16:00 h, respectivamente. Para A. obliqua esses horários foram: 6:00 9:00, 7:00 10:00 e 9:00 11:00 h. Os estágios de maturação da carambola preferidos por fêmeas de C. capitata e A. obliqua para oviposição foram, na mesma seqüência, maduro e verde. As análises químicas dos extratos (secreções de glândulas salivares e aeração) de machos em chamamento de ambas as espécies por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM) permitiram a identificação de álcoois, ésteres, cetonas, compostos nitrogenados e terpenóides. Análises comparativas entre os voláteis presentes nos extratos de secreções de glândulas salivares de machos de C. capitata e A. obliqua e aqueles presentes nos extratos de aeração de machos em chamamento das mesmas espécies, demonstraram que 50% dos compostos liberados pelos machos em chamamento estão presentes nas secreções de glândulas salivares, sugerindo que estas glândulas poderiam ser o sítio de estocagem desses compostos. Entre esses compostos similares provavelmente são encontrados componentes do feromônio sexual dessas espécie, uma vez que, os extratos de glândulas salivares de machos de A. obliqua foram atrativos a fêmeas coespecíficas. Os resultados também demonstraram que nos extratos de aeração de frutos de carambolas maduras predominaram ésteres saturados e insaturados, enquanto nos extratos de carambolas verdes os mono- e sesquiterpenos caracterizaram a mistura. Foram também observadas similaridades entre a composição química de extratos de glândulas salivares de C. capitata e A. obliqua e os voláteis liberados por carambolas maduras e verdes. Dois compostos foram comuns entre as secreções de glândulas salivares de machos de C. capitata e os extratos de carambolas maduras, enquanto oito compostos foram comuns entre as secreções de glândulas salivares de machos de A. obliqua e os extratos de carambolas verdes. Esses resultados sugerem que esses compostos coincidentes poderiam atuar como pistas que auxiliariam as fêmeas de ambas as espécies a encontrar carambolas no estágio de maturação adequado para oviposição.

ASSUNTO(S)

ceratitis capitata feromônio pheromones anastrepha obliqua averrhoa carambola l. ceratitis capitata insect behaviour averrhoa carambola l. volatile compounds quimica constituintes voláteis comportamento de insetos anastrepha obliqua

Documentos Relacionados