Identidades e representações do Nordeste na literatura de cordel
AUTOR(ES)
Raymundo José da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Assim como ocorrera em Portugal, muitos séculos antes, com os jograis do Trovadorismo perambulando pelas cidades e interpretando as Cantigas, mais tarde, no Brasil, os cantadores ambulantes do Cordel escreviam e apregoavam suas obras nas praças de vilarejos do Nordeste. Surge, então, uma produção rural essencialmente poética denominada Literatura de Cordel, capaz de reunir determinados valores sócio-histórico-culturais e se constituir como movimento portador da identidade e da representação do povo do sertão. O objetivo deste trabalho é identificar, por meio da análise das práticas discursivas (os cordéis), como se produzem e se representam o homem, a vida e os valores nordestinos, bem como as vozes e (inter)discursos que os constituem nessas representações. Para tanto, foi constituído um corpus com trinta e cinco textos de diferentes cordelistas e de distintas épocas (de 1900 a 1980), de que são recortadas seqüências discursivas, examinadas segundo princípios teóricos e procedimentos da Análise do Discurso de orientação francesa, particularmente as balizas teóricas contidas nas obras de Bakhtin (1995) e Pêcheux (1995), segundo os quais todos os discursos são os mesmos, como ecos de outras vozes que se repetem, em épocas, condições e lugares diferentes. A esses construtos vêm agregar-se alguns princípios fundamentais dos Estudos Culturais, especialmente no que tange às questões identitárias. O trabalho estrutura-se em dois capítulos. No primeiro, Do Nordeste ao Cordel, registram-se os elementos que compõem as condições de produção do Cordel, como a seca, o cangaço, a religiosidade, os aspectos sociais do povo do sertão, além dos principais autores e características das obras, tais como a linguagem e os temas explorados; no segundo capítulo, Sujeitos, (Inter)discursos e sentidos em folhetos de Cordel, encontram-se as análises de 11 textos, de cujas histórias e formações discursivas emergem os traços marcantes de identidade e ideologia do sertanejo. Por fim, feita a análise de dois textos atuais e seu cotejo com os mais antigos, destacam-se as principais diferenças entre eles, culminando com indícios do processo de (des)identificação das produções mais recentes, em relação à ideologia da comunidade sertaneja, sob a influência da globalização.
ASSUNTO(S)
identidade nordeste representation letras identity northeast cordel representação cordel