Heterogeneidade temporal e espacial de comunidades arbÃreas fragmentadas na regiÃo do Alto Rio Grande, MG / Temporal and spatial heterogeneity of fragmented tree communities in the Upper Rio Grande Region, SE Brazil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Estudos de longo prazo sobre as mudanÃas temporais em florestas tropicais sÃo importantes para a distinÃÃo entre processos dinÃmicos naturais e os causados por distÃrbios antrÃpicos. Com o objetivo de avaliar as variaÃÃes das comunidades arbÃreas, tanto na dimensÃo espacial como na temporal, foram amostrados 16 fragmentos de floresta estacional semidecidual na regiÃo do Alto Rio Grande, os quais foram inventariados em duas ocasiÃes, entre os anos de 1999 e 2008. No primeiro inventÃrio, foram amostrados todos os indivÃduos arbÃreos vivos com DAP≥5cm e, no segundo perÃodo, foram utilizados os mesmos critÃrios, tendo os novos indivÃduos que atingiram o critÃrio de inclusÃo (recrutas) sido marcados e medidos, alÃm de serem registrados os mortos e sobreviventes. Devido à alta diferenciaÃÃo ambiental, trÃs Ãreas foram subdivididas, resultando em 19 areas. A dinÃmica das comunidades foi expressa tanto em demografia como em biomassa. Foram extraÃdas, ainda, informaÃÃes sobre variÃveis ambientais de cada unidade amostral (estrutural, nutricional, Ãgua no solo e histÃrico de distÃrbios). Foram verificadas as tendÃncias considerando dois critÃrios de inclusÃo; DAP≥5cm e DAP≥10cm, no intuito de verificar se os padrÃes comunitÃrios sofrem influÃncia do sub-bosque. De modo geral, nÃo houve divergÃncias substanciais entre os dois critÃrios analisados. Os modelos preditores da dinÃmica florestal nÃo foram capazes de detectar a influÃncia das variÃveis ambientais quando estes foram gerados para o primeiro critÃrio. A tendÃncia predominante entre os fragmentos do Alto Rio Grande foi de um processo de construÃÃo inicial tendendo a tardio, nos fragmentos mais protegidos. Este processo de (re)construÃÃo da floresta foi mais acelerado em solos de maior fertilidade. Outro fator à a estrutura pretÃrita da floresta, que regula a estrutura futura da mesma. Portanto, a dinÃmica de comunidades arbÃreas parece ser primariamente relacionada com a prÃpria estrutura da floresta, os impactos passados e o status nutricional dos solos.

ASSUNTO(S)

recursos florestais e engenharia florestal drainage, forest dynamics, forest structure, tropical seasonal forest, environmental impacts, soils. drenagem, dinÃmica florestal, estrutura florestal, floresta tropical semidecÃdua, impactos ambientais, solos.

Documentos Relacionados