Herói popular sob ironia na cena política: estudo sobre o personagem e o entrelaçamento entre ficção e realidade nos filmes Macunaíma (1969) e Terceiro Milênio (1982)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A dissertação se debruça em uma análise de aspectos da mise-en-scène de dois filmes, tendo como foco o personagem ironizado no tablado ficcional do Cinema Novo, político, real e contextualizado durante a intensificação de uma modernização conservadora: 1- Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade; 2 Terceiro Milênio (1982), de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Esses dois modos de se encarar o personagem - de um lado ficcional, com origens na tradição oral de lendas amazônicas, transformado em protagonista de um livro por Mário de Andrade, mais tarde convertido em personalidade do cinema; do outro lado a captação direta do protagonista político em atuação pelo documentário -, têm seu ponto de cruzamento que permite uma observação de um tipo nacional, envolvido na malandragem, de raiz ibérica avistada no pícaro, uma espécie de herói do épico subvertido. Os afluentes modernos deste personagem na expressão visual caem na tipificação do flâneur, boêmio, malandro o desinteressado ou herói inapto.

ASSUNTO(S)

filme cinematográfico modernização - brasil cultura personagens performance (arte) documentário (cinema) gestus cinema modernization character culture gestus

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