Gestão da energia elétrica - bases para uma política pública municipal. / Power management - foundations for public policies at city level.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A eletricidade é um insumo cujo impacto nos custos dos serviços públicos municipais varia de acordo com a maneira como ela é utilizada e a forma como é adquirida da empresa fornecedora. A gestão de seu uso resulta em economia e em aprimoramento da eficiência e da qualidade na prestação dos serviços, incluindo a iluminação pública, além de mitigar impactos ambientais e desenvolver ações de orientação da sociedade sobre padrões de consumo eficientes de energia. O setor público representa parcela significativa do consumo final de eletricidade no Brasil, com tendência de aumento, mas identifica-se nas prefeituras municipais potencial de redução do consumo e aumento da eficiência energética. O objetivo deste trabalho é identificar conceitos e estabelecer diretrizes que possam servir de bases para uma política pública de gestão da energia elétrica no âmbito da administração municipal. Este documento relata o desenvolvimento de estudos teóricos e pesquisas empíricas sobre o uso eficiente da energia elétrica em serviços públicos em cidades de diferentes países e analisa os resultados da aplicação de modelos que vão sucessivamente se aprimorando na realidade de municípios da região metropolitana de São Paulo. Conclui que cabe à municipalidade um papel muito mais relevante que o de um mero consumidor institucional de eletricidade, propondo bases para uma intervenção na realidade do município.

ASSUNTO(S)

municipal power management power management eficiência energética gestão da energia elétrica gestão energética municipal energy efficiency

Documentos Relacionados