GERAÇÃO DE SOMBRAS EM TEMPO REAL PARA MODELOS CAD / REAL-TIME SHADOW MAPPING TECHNIQUES FOR CAD MODELS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O mapeamento de sombras é uma técnica de renderização amplamente utilizada para a geração de sombras de superfícies arbitrárias em tempo real. No entanto, devido a sua natureza amostrada, apresenta dois problemas de difícil resolução: o aspecto chamuscado de objetos e a aparência serrilhada das bordas das sombras. Em particular, o sombreamento de modelos CAD (Computer-Aided Design) apresenta desafios ainda maiores, devido à existência de objetos estreitos com silhuetas complexas e o elevado grau de complexidade em profundidade. Neste trabalho, fazemos uma análise detalhada dos problemas de chamuscamento e serrilhamento, revisando e completando trabalhos de diferentes autores. Apresentamos ainda algumas propostas para melhoria de algoritmos existentes: o alinhamento de amostras independente de programas de vértice, um parâmetro generalizado para o LiSPSM (Light- Space Perspective Shadow Map), e um esquema de particionamento adaptativo em profundidade. Em seguida, investigamos a eficácia de diferentes algoritmos quando aplicados a modelos CAD, avaliando-os em critérios como facilidade de implementação, qualidade visual e eficiência computacional.

ASSUNTO(S)

algoritmos de sombras anti-aliasing renderizacao em tempo real shadow algorithms mapeamento de sombras real time rendering shadow mapping anti-serrilhamento

Documentos Relacionados