Genomic and biological characterization of the measles virus cepa vaccine CAM-70. / Caracterização Genômica e Biológica do Vírus do Sarampo Cepa Vacinal CAM-70.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Bio-Manguinhos possui a capacidade instalada de produção da vacina contra o sarampo utilizando a cepa viral Biken CAM-70. No momento, esta vacina não está sendo produzida devido à utilização, pelo Ministério da Saúde, da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) nas campanhas de vacinação. Entretanto, o potencial de atender a mercados externos com uma vacina monovalente contra o sarampo, faz com que, a qualquer momento, a produção seja retomada. Neste contexto, a caracterização genômica e biológica deste vírus vacinal pode contribuir para a introdução de melhorias no processo de produção e nos fornecer dados para um maior conhecimento do nosso produto. Para avaliar a estabilidade genética da cepa CAM-70 foram realizadas dez passagens do vírus semente FMS-7 em culturas primárias de embrião de galinha (chicken embryo fibroblast = CEF). Os genomas do vírus semente FMS-7, do vírus proveniente do frasco de vacina (correspondente à 3 passagem = VSF-3) e da 10 passagem (VSF-10) foram seqüenciados e comparados entre si e com as seqüências disponíveis de vacinas de sarampo. O resultado do seqüenciamento nucleotídico direto de FMS-7, VSF-3 e VSF-10 revelou seqüências genômicas idênticas, demonstrando uma grande estabilidade genética deste vírus nas condições de cultivo empregadas. Neste trabalho investigamos também a influência do interferon (IFN) no rendimento viral. Culturas de CEF em alta densidade (AD) e baixa densidade (BD) celular foram inoculadas com CAM-70 e coletadas diariamente por um período de até 15 dias. As suspensões provenientes destas culturas foram tituladas em um teste para detecção de IFN e avaliados quanto à expressão da enzima 2-5 oligoadenilato sintetase (2-5OAS). O vírus CAM- 70 foi capaz de induzir a produção de IFN em CEF, como foi demonstrado através dos ensaios de titulação e pela expressão gênica de 2-5 OAS. A obtenção de títulos virais mais elevados em BD sugere que este vírus seja sensível ao IFN. O resultado obtido nos ensaios de IFN recomenda a produção da vacina em culturas em BD para o alcance de maiores rendimentos virais. Este estudo também demonstra que o vírus CAM-70 é altamente estável do ponto de vista genético, dentro dos parâmetros de produção. Esta estabilidade permite a extensão do uso dos lotes sementes de vacina e contribui para o perfil de segurança da vacina contra o sarampo confeccionada com o vírus CAM-70.

ASSUNTO(S)

measles fibroblastos embrião de galinha measles virus sarampo vírus do sarampo fibroblasts genômica virologia humanos animais genomics

Documentos Relacionados