Gamificação nas organizações: processos de aprendizado e construção de sentido
AUTOR(ES)
NEIDENBACH, SORAIA FINAMOR; CEPELLOS, VANESSA MARTINES; PEREIRA, JUSSARA JÉSSICA
FONTE
Cad. EBAPE.BR
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020-11
RESUMO
Resumo Este estudo apresenta uma visão dessa gamificação como possibilidade de aprendizado via construção de sentido. Para tanto, adotamos a seguinte pergunta de pesquisa: como são percebidos os processos de aprendizado e a construção de sentido da gamificação como ferramenta organizacional? A partir dos relatos de seis expertises na área e por meio da análise temática, chegou-se a dois níveis de análises: a) o nível organizacional e b) o nível individual. Tais níveis foram apresentados em três dimensões: a organização, o time/a equipe e a individual do trabalhador. Foi identificada a existência de bons resultados para os níveis organizacional e individual. Assim, destaca-se na dimensão organizacional a melhoria na produtividade, na aprendizagem e nos processos de inovação e update organizacional. Na dimensão de time/equipe, notaram-se melhorias no clima organizacional, na comunicação e no trabalho colaborativo. Na dimensão individual, houve desenvolvimento do trabalhador, autonomia, autoestima e maior transparência na relação entre líderes e liderados, bem como empoderamento.
Documentos Relacionados
- Improvisação e processos de aprendizagem nas organizações: uma metáfora a partir do ritmo brasileiro choro
- Tecnologia da informação como propulsora do aprendizado nas organizações: um estudo de caso na empresa Novelis do Brasil.
- Novos desafios para a construção da aprendizagem nas organizações: o caso do Unibanco
- Estrutura e ação nas organizações: algumas perspectivas sociológicas
- Identidade nas organizações: múltipla? fluida? autônoma?