From the iconographic image to the scenic image : the actor s mediation / Da imagem iconográfica à imagem cênica : a mediação do ator

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta pesquisa encontra-se no campo do trabalho criativo do ator. Através de um estudo teórico e prático, ela busca potencializar a utilização da imagem, mais precisamente da pintura de Francis Bacon, como um suporte para a sua criação e reflexão. Tendo por base um estudo sobre a obra e o processo criativo de Bacon, pretende-se a construção de uma "Figura" cênica autônoma, cujo foco não repouse na imitação direta da imagem. Para tanto, são utilizados como principais referências bibliográficas: a abordagem de Gilles Deleuze sobre a pintura baconiana e as entrevistas que o pintor concedeu a David Sylvester a respeito de sua produção artística. Por meio desse material, pretende-se o mapeamento tanto de uma estrutura de transposição da imagem, quanto de diretrizes metodológicas de criação ao ator. A partir dessa prática, propõe-se uma nova discussão que amplie as possibilidades de interação entre as artes cênicas e as artes plásticas, tendo como apoio teórico determinados escritos de Antonin Artaud, Josette Feral e Hans-Thies Lehmann. Finalmente, conclui-se a possibilidade de uma constante re-significação da imagem como material de trabalho ao ator, que passa a apropriar-se dela de uma maneira indireta, apreendendo-a não apenas como sugestão de cena, mas principalmente como sugestão de processo criativo: procedimentos e reflexões.

ASSUNTO(S)

figura processo criativo theatricality performing arts teatralidade artes cenicas figure creative process

Documentos Relacionados