Formazione politica e coscienza di classe in giovane Gramsci (1916-1920) / FormaÃÃo PolÃtica e ConsciÃncia de Classe no JovemGramsci (1916-1920).
AUTOR(ES)
Thiago Chagas Oliveira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O estudo aqui apresentado tem como objetivo a exposiÃÃo crÃtico-analÃtica do pensamento de Gramsci acerca do papel que os trabalhos de formaÃÃo polÃtica assumem na organizaÃÃo da classe trabalhadora, mormente no que diz respeito à formaÃÃo e ao desenvolvimento de sua consciÃncia de classe. O trabalho, de cunho eminentemente teÃrico, foi realizado atravÃs de uma pesquisa bibliogrÃfica centrada nos escritos gramscianos que vÃo de 1916 a 1920. A anÃlise dos textos que vÃo de 1916 a 1918 explicita a importÃncia, para Gramsci, do papel da subjetividade na construÃÃo histÃrica, contida na idÃia de que o processo revolucionÃrio nÃo se reduz Ãs dimensÃes econÃmicas e polÃticas, mas entrelaÃa-se à realizaÃÃo de trabalhos pedagÃgicos que visa a sedimentar a consciÃncia de classe dos trabalhadores. Para ele, os partidos, os sindicatos e as associaÃÃes proletÃrias desempenham papel importante na formaÃÃo polÃtica dos trabalhadores, na medida em que desenvolvem atividades pedagÃgicas que funcionam como elemento de denÃncia e crÃtica à sociedade capitalista. Nos escritos que vÃo de 1919 a 1920, gesta-se a noÃÃo de que a revoluÃÃo socialista, para alÃm de um ato insurrecional ou simplesmente tomada do poder governamental burguÃs, à um processo que exige a transformaÃÃo radical das relaÃÃes de produÃÃo e distribuiÃÃo capitalistas; processo para o qual a fÃbrica se constituiria a cÃlula primÃria da sociedade comunista. A partir do potencial revolucionÃrio hipotecado aos conselhos de fÃbrica, Gramsci, nestes escritos, demonstra que os trabalhadores se formam no e pelo trabalho, destacando, ainda, a necessidade de eles elaborarem uma consciÃncia de classe fortalecida pela preparaÃÃo cultural. O emprego correto dessas reflexÃes no conjunto da obra gramsciana nos permite fazer a crÃtica à tendÃncia reducionista que define o conceito de hegemonia como uma mera obtenÃÃo de um domÃnio ideolÃgico ou uma categoria relacionada unicamente à superestrutura e, em seu interior, à âsociedade civilâ (compreendida erroneamente como uma esfera contraposta Ãs determinaÃÃes estruturais e à sociedade polÃtica).
ASSUNTO(S)
link teoria e pratica marxismo gramsci, antonio,1891-1937 â crÃtica e interpretaÃÃo â 1916-1920 consciÃncia de classe antonio gramsci hegemonia comunismo e educaÃÃo polÃtica e educaÃÃo formaÃÃo polÃtica filosofia da educacao gramsci, antonio,1891-1937 â contribuiÃÃo em educaÃÃo â 1916-1920 educaÃÃo e filosofia antonio gramsci
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1804Documentos Relacionados
- O patrimonialismo no Brasil : reflexos na formaÃÃo e aÃÃo polÃtica das elites agro-exportadoras
- PolÃtica de assistÃncia ao estudante: a bolsa de trabalho como instrumento de direito para a formaÃÃo do aluno no cefet-al
- A polÃtica de formaÃÃo de professores nas primeiras sÃries do ensino fundamental: diretrizes e impasses
- A consciÃncia metalinguÃstica pragmÃtica e sua relaÃÃo com a produÃÃo escrita
- AutoformaÃÃo e ConsciÃncia de Classe no Sindicato dos Trabalhadores GrÃficos no Estado do CearÃ.