Formar não é informar: um percurso sensível na formação do arquiteto / To form is not to inform: a sensitive route for the architect formation.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta é uma investigação sobre a formação do arquiteto em sua dimensão sensível. A visão persistente de que ser artista é uma condição inata de alguns seres humanos tem gerado dificuldades na ação de criar, entre os aprendizes de arquitetura, à revelia das descobertas da Ciência sobre as capacidades cerebrais do ser humano, descobertas que interferem nas reflexões sobre como acontece o conhecimento. Ainda dificulta essa formação, um mundo atual consumista e negativamente pragmático que interfere na missão formadora da instituição escola de arquitetura, querendo forçá-la a ser mero curso profissionalizante. Esse panorama apresenta uma estrutura de formação sem a condição de poder alcançar a sensibilidade do aprendiz para fazê-lo perceber, intuir, criar espaços com sua dimensão que supera a função de abrigo das atividades humanas: sua condição de Arte. Este é o motivo desta Tese: propor uma modificação na fisionomia das estruturas vigentes de formação do arquiteto para que ela possa ser mais estimuladora da sensibilidade de seus aprendizes.

ASSUNTO(S)

neurobiology senses and sensibility spatial perception and conception formação do arquiteto neurobiologia architect formation sentidos e sensibilidade percepção e concepção espacial

Documentos Relacionados