Fora da midia e dentro do salao: samba-rock e mesticagem

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Do encontro entre elementos de uma cultura local com os de uma estrangeira emergiu, nos bairros populares da cidade de São Paulo um híbrido que já tem quarenta anos de permanência: o jeito Samba Rock de dançar. Curiosamente, a mídia impressa, o rádio e a tevê o mantiveram sempre na marginalidade, sem com isso, diminuir o seu poder de contaminação e sobrevivência. Este é o objeto de pesquisa da presente dissertação, que busca oferecer recursos teóricos para se entender a singularidade do seu processo de hibridação, que se organizou contando somente com a mídia disco/cd e com eventos a ela vinculados (bailes, festas domiciliares etc). Nesse percurso investigativo, a compreensão do que ocorre com o corpo que dança sambarock, se revela central e, por essa razão, a teoria do corpomídia desenvolvida por Helena Katz e Christine Greiner serve como viés de leitura da bibliografia, que inclui obras dedicadas ao estudo político da cultura de Homi Bhabha, Zygmunt Baumam e Nestor Garcia Canclini. Para lidar com o contexto do samba-rock fez-se necessário refletir sobre a cultura nos tempos de agora, em comunhão com a produção bibliográfica de evolucionistas como Richard Dawkins e Daniel Dennett. As relações propostas entre a bibliografia neoevolucionista e a dos políticos da cultura se darão a partir de uma metodologia que se pautou pela revisão bibliográfica e por uma investigação de campo, que inclui depoimentos

ASSUNTO(S)

samba-rock danca de salao -- sao paulo (cidade) rock (musica) samba-rock comunicacao samba cultura popular -- sao paulo (cidade)

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