Fatores condicionantes das empresas do arranjo produtivo local de tecnologia da informação da região metropolitana de Salvador e Feira de Santana Bahia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação aborda os fatores condicionantes de sobrevivência das empresas participantes do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI) da Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana, como também os pilares para seu crescimento e longevidade. O Relatório de Pesquisa do SEBRAE Nacional, publicado em Agosto de 2004 Fatores Condicionantes e Taxas de Mortalidade de Empresas no Brasil - é utilizado como base nesse trabalho de pesquisa, no que tange aos fatores condicionantes de sobrevivência. A premissa é que a gestão é o diferencial de sobrevivência, que se não a garante, colabora decisivamente para isso, sendo pressuposto que esse diferencial é válido para pequenas e médias empresas de qualquer segmento de negócio, inclusive Tecnologia da Informação. Foi desenvolvida revisão do referencial teórico acerca do tema sobrevivência e fatores condicionantes relacionados à gestão. A pesquisa de campo, com aplicação de questionário, mapeou as empresas do APL-TI fornecendo dados necessários à identificação do perfil do empresário e da empresa. A análise das evidências derivadas da sistematização das respostas aos questionários, permite, ao final, oferecer sugestões para a melhoria do processo de consolidação desse segmento de negócio no Estado da Bahia.

ASSUNTO(S)

survival mpmes software information technology mortality success apl-ti of the metropolitan region of salvador and feira de santana tecnologia da informação sobrevivência gestão management mortalidade administracao de empresas software apl-ti da rms e feira de santana sucesso mpmes

Documentos Relacionados