Existe alguma associação entre complicações perinatais e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - subtipo desatento em crianças e adolescentes?
AUTOR(ES)
Ketzer, Carla Ruffoni, Gallois, Carolina, Martinez, Ana Luiza, Rohde, Luis Augusto, Schmitz, Marcelo
FONTE
Rev. Bras. Psiquiatr.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-10
RESUMO
OBJETIVO: O objetivo desse estudo é investigar a associação entre complicações perinatais (complicações ocorridas nos períodos pré, peri e pós-natal imediato -CPPs) e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) do subtipo desatento (TDAH-D). MÉTODO: Em um estudo de casos e controles, foram avaliadas 124 crianças e adolescentes (6-17 anos) com TDAH-D e 124 controles sem a doença, provenientes tanto de uma amostra populacional (n = 200), quanto de uma amostra clínica (n = 48). Casos e controles, pareados por gênero e idade, foram sistematicamente avaliados através de entrevistas diagnósticas estruturadas. Informações sobre as complicações ocorridas durante os períodos pré, peri e pós-natal imediato (CPPs), assim como sobre potencias confundidores, foram obtidas através de entrevistas realizadas diretamente com as mães biológicas. RESULTADOS:A análise de regressão logística condicional mostrou que para as crianças e adolescentes cujas mães apresentaram maior número de CPPs, o risco de TDAH-D foi significativamente mais elevado (p = 0.005; OR = 1.25; IC 95%: 1.1-1.5). CONCLUSÕES: Em um estudo de caso-controle, foi possível expandir, para o TDAH predominantemente desatento, os achados prévios que sugeriam a associação entre complicações perinatais e TDAH sem um subtipo específico. Em virtude da possibilidade de prevenção de algumas dessas complicações, nossos resultados podem exercer impacto sobre políticas públicas de saúde.
ASSUNTO(S)
transtorno de déficit de atenção complicações no período pré-natal, perinatal e pós-natal imediato fatores ambientais
Documentos Relacionados
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade tipo desatento : um estudo de farmacogenômica
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
- Resiliência e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
- Avaliação da influência de complicações perinatais na etiologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade com predomínio de desatenção