Evasão Escolar no Curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) / Educational Evasion from the Course of the Professional Program of Youngsters and Adults (PROEJA)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, tendo como objetivo identificar e analisar as possíveis lacunas e inconsistências relativas à evasão escolar dos alunos e adequação deste programa às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a melhoria do PROEJA no CEFET-Bambuí. A realização da presente pesquisa permitiu conhecer melhor a opinião dos alunos evadidos sobre os cursos, também, a opinião dos docentes do curso na referida escola. Os dados foram coletados através de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos professores do PROEJA do CEFET-Bambuí e aos alunos evadidos desse curso, no período de 2006 a 2009. Com base nas respostas dos alunos evadidos e dos professores foi possível traçar algumas ações para a redução da evasão escolar na referida instituição. Em relação aos alunos, uma possibilidade para redução da evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA no CEFET-Bambuí seria a realização de um exame seletivo, por meio de entrevista. Durante a entrevista, é possível perceber as principais necessidades dos alunos, como horário do curso, bolsa de estudos, transportes. A realização de uma mudança no horário do curso também poderia diminuir a evasão, uma vez que, os alunos entrevistados demonstraram ter dificuldades de adaptação aos horários do curso. Outra opção para facilitar a chegada do aluno à escola seria a disponibilização de transporte escolar. A oferta de bolsas de estudo também pode ser efetiva, já que foi a opção mais citada pelos alunos entrevistados e é coerente, frente à realidade social dos alunos que, na maioria, tem remuneração em média de dois salários mínimos. A implementação de aulas de reforço e revisão de alguns conteúdos do Ensino Fundamental poderia facilitar a continuidade do aluno no curso. Outras opções são a implantação de uma política de discriminação positiva e a implantação de um sistema de orientação ao estudante. Em relação aos professores, se faz necessária a implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA e em cursos de capacitação.

ASSUNTO(S)

educacao evasão escolar. professional education school abandonment. educação profissional educação agrícola proeja rural education

Documentos Relacionados