Evaluation of radarsat-1 images acquired under distinct viewing geometry applied for geological application in the Curaçá River Valley (Bahia) / Avaliação das imagens radarsat-1 sob diferentes geometrias de observação em aplicação geológica no Vale do Rio Curaçá (Bahia)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

As imagens de radar de abertura sintética vêm sendo utilizadas com sucesso como uma importante ferramenta em auxílio a diversos estudos de cunho geológico, principalmente em regiões de clima tropical úmido. Entretanto, são poucos os trabalhos que envolvem o sistema radar em regiões de clima semi-árido, onde há uma interação mais direta entre a radiação eletromagnética com as rochas/solo devido à escassez de cobertura vegetal densa. Desta forma, o objetivo desta investigação foi o de avaliar o potencial geológico de um conjunto de imagens do satélite RADARSAT-1, obtidas em diferentes configurações de ângulo de incidência, direção de visada e resolução espacial na região do Vale do Rio Curaçá. A área de estudo localiza-se ao norte do estado da Bahia, e é considerada uma região de interesse econômico devido às mineralizações de cobre hospedadas em alguns corpos máficos-ultramáficos. Possui relevo plano, clima semi-árido, vegetação rala de caatinga e abundante exposição de solos residuais. Duas linhas de pesquisa foram levadas em conta nesta investigação: (a) qualitativa, através da análise visual monoscópica da imagem de alta resolução espacial e estereoscópica das imagens SAR de menor resolução e; (b) quantitativa, por meio de análises por componentes principais, análises da rugosidade superficial medida em campo, análises estatísticas da separabilidade dos litotipos (teste-t Student), e estudo das relações entre os parâmetros do alvo com os do sensor (análise de regressão simples). Os resultados da análise qualitativa mostraram uma boa performance da análise visual monoscópica e estereoscópica quanto à caracterização geológica da área de estudo, delimitando-se com mais precisão os contatos, falhamentos e cinemática das estruturas. Quanto ao estudo quantitativo, a análise por componentes principais mostrou ser uma técnica eficiente para o estudo da influência dos parâmetros do sensor (variação do ângulo de incidência e azimute de visada), com resultados que indicam que a variação do azimute de visada é mais relevante que a variação do ângulo de incidência para esse tipo de ambiente. Análises estatísticas dos valores de retroespalhamento corroboraram com esta afirmativa, e também indicaram que imagens com ângulos de incidência maiores e com órbita descendente produziram melhores resultados na separabilidade dos litotipos. Quanto à relação dos coeficientes de retroespalhamento com os parâmetros do alvo concluiu-se que o efeito da micro-rugosidade do terreno é o maior responsável pelas variações da resposta dos alvos (R2=0,57), seguido pelos efeitos da variação local de declividade e erros inerentes as medições de campo, já que a constante dielétrica foi desconsiderada neste estudo.

ASSUNTO(S)

geology incidence angle ângulo de incidência remote sensing sensoriamento remoto azimute de visada geologia look direction remote sensing

Documentos Relacionados