Evaluation of excreted-secreted antigens of L. (L.) amazonensis, L. (V.) braziliensis and L. (L.) chagasi in immunodiagnosis of human and dog Visceral leishmaniasis. / Avaliação imunodiagnóstica de antígenos excretados-secretados de L. (L.) amazonensis, L. (V.) braziliensis e L.(L.) chagasi na Leishmaniose visceral humana e canina.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A Leishmaniose visceral é um problema que cresce no Estado de São Paulo afetando o homem e o cão. Os exoantígenos da membrana das leishmanias são liberados no meio de cultura. Os exoantígenos são importantes na indução da imunidade mediada pelas células T e B estimulando a produção elevada de anticorpos. Realizamos uma avaliação comparativa por ELISA e Immunoblotting de exoantígenos e antígenos totais de L. (L.) amazonensis, L. (V.) braziliensis e L. (L.) chagasi, no diagnóstico da leishmaniose visceral humana e canina. Obteve-se por ELISA sensibilidade de 100% para ambos os preparados antigênicos independente da espécie de Leishmania. A melhor especificidade em humanos e cães foi com os exoantígenos. O exoantígeno da L. (L.) chagasi teve a melhor especificidade e média de absorbâncias comparadas aos das outras espécies (p<0.005). Para o hospedeiro humano o ELISA com exoantígenos, não discriminou pacientes com leishmaniose cutânea e ou mucocutânea. O Immublotting dos exoantígenos de L. (L.) chagasi (IBleish) apresentou 100% de sensibilidade e especificidade para os cães. Os dados do IBleish-L. (L.) chagasi demonstraram a possibilidade de sua utilização como método confiável para a confirmação do diagnóstico da leishmaniose canina.

ASSUNTO(S)

leishmania brasiliensis diagnóstico sorológico elisa exoantígenos parasitologia leishmania (l.) chagasi leishmania brasiliensis elisa exoantigens immunoblotting immunoblotting leishmania (l.) chagasi parasitology serodiagnosis visceral leishmaniasis leishmaniose visceral

Documentos Relacionados