Evaluation of environmental effects of uranium mining\ s radioactive effluents on physical and chemical characteristics and diversity of the Zooplanktonic Community in the Ore Treatment Unit, Antas Dam and Bortolan Dam, Poços de Caldas (MG). / Avaliação de efeitos ambientais de efluentes radioativos de mineração de urânio sobre as características físicas, químicas e diversidade da Comunidade Zooplanctônica na Unidade de Tratamento de Minérios, Represa das Antas e Represa Bortolan, Poços de Caldas (M.G).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/12/2010

RESUMO

A represa das Antas e represa Bortolan fazem parte da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Antas, sendo que a primeira sofre impacto de uma mineradora de urânio (UTM/INB), uma vez que recebe despejos de efluentes radioativos tratados procedentes de DAM, já a represa Bortolan recebe maior influência da malha urbana de Poços de Caldas. O objetivo do presente estudo foi analisar a diversidade da comunidade zooplanctônica, bem como realizar a caracterização física e química da UTM/INB e represas das Antas e Bortolan. Diferenças em relação às condições físicas, químicas e a comunidade foram verificadas entre os ambientes. Na UTM/INB as condições químicas da água apresentaram-se não favoráveis ao desenvolvimento do zooplâncton. A represa das Antas apresentou condições ambientais intermediárias entre a UTM/INB e represa Bortolan, devido provavelmente ao lançamento de efluentes em condições inadequadas pela UTM/INB. Na represa Bortolan as concentrações de nutrientes e clorofila a explicaram a maior densidade e, portanto, a maior diversidade das espécies zooplanctônicas.

ASSUNTO(S)

atmospheric radiation bortolan dam dams environment meio ambiente radiação atmosférica represa bortolan represa das antas-minas gerais represas urânio uranium zooplâncton zooplankton antas dam-minas gerais

Documentos Relacionados