Estudo do comportamento eletroquÃmico de uma liga de alumÃnio automotiva exposta Ãs soluÃÃes aquosas contendo Ãons zinco e citrato como inibidores de corrosÃo e a adiÃÃo destes Ãons no processo convencional de fosfatizaÃÃo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Este trabalho realizou o estudo do comportamento eletroquÃmico de uma liga de alumÃnio automotiva exposta Ãs soluÃÃes aquosas 0,01 mol L-1 NaCl + 1 mol L-1 Na2SO4 (branco) e exposta Ãs soluÃÃes branco contendo Ãons Zn2+ e/ou Ãons citrato atuando como inibidores de corrosÃo. AlÃm disso, estudou-se o efeito dos Ãnions citrato sobre um processo convencional de fosfatizaÃÃo da superfÃcie da liga de alumÃnio automotiva. Para a realizaÃÃo desses estudos foram empregadas as seguintes tÃcnicas: voltametria cÃclica, voltametria cÃclica empregando o eletrodo disco rotativo (RDE), espectroscopia de impedÃncia eletroquÃmica (EIS), microscopia eletrÃnica de varredura (SEM), espectroscopia de energia por dispersÃo de raios X (EDS) e anÃlise por espectroscopia de absorÃÃo de radiaÃÃo na regiÃo do infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). Verificou-se neste trabalho que: A apassivaÃÃo da liga de alumÃnio exposta à soluÃÃo branco Ãe controlada pela velocidade de difusÃo dos Ãnions sulfato. Quando a liga de alumÃnio Ãe exposta aos meios contendo somente Ãons citrato, a dissoluÃÃo do metal Ãe controlada pela velocidade de difusÃo desses Ãons. O processo de apassivaÃÃo e/ou dissoluÃÃo da liga de alumÃnio automotiva exposta ao meio contendo Ãons Zn2+ e citrato depende das velocidades de difusÃo dos Ãons citrato e do complexo (Zn(Cit))-. Quando a velocidade de difusÃo dos Ãons citrato à maior, ocorre a dissoluÃÃo do metal. Quando a velocidade de difusÃo do complexo (Zn(Cit))- prevalece, ocorre a apassivaÃÃo da liga de alumÃnio. A adiÃÃo de Ãons citrato ao processo de fosfatizaÃÃo convencional com zinco diminui a espessura dos filmes formados sobre a superfÃcie da liga de alumÃnio automotiva utilizada neste trabalho. O tempo de fosfatizaÃÃo Ãtimo para o processo de fosfatizaÃÃo convencional com zinco à igual a 3 min, enquanto que para o processo de fosfatizaÃÃo com zinco modificado pela adiÃÃo de Ãons citrato o tempo de fosfatizaÃÃo Ãtimo à 20 min. Para os tempos de fosfatizaÃÃo Ãtimos, a resistÃncia da reaÃÃo de transferÃncia de carga à um pouco maior em superfÃcies fosfatizadas pelo processo de fosfatizaÃÃo modificado pela adiÃÃo de Ãons citrato do que em superfÃcies fosfatizadas pelo processo de fosfatizaÃÃo convencional.

ASSUNTO(S)

impedÃncia ensaios de materiais inibidores de corrosÃo zinco ligas de alumÃnio fosfatos de cÃlcio filmes finos eletroquÃmica soluÃÃes aquosas espectroscopia microscopia eletrÃnica voltametria Ãcido cÃtrico morfologia quÃmica

Documentos Relacionados