Estudo de um ambiente de aprendizagem baseado em midia digital : uma experiencia na empresa

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/02/2003

RESUMO

Necessidades impostas por um cenário mundial em constante mutação e apoiado em tecnologias têm exigido que profissionais adquiram novos conhecimentos e desenvolvam múltiplas habilidades. Aprender torna-se imprescindível. A velocidade na qual as mudanças acontecem causa descompasso entre formação profissional e exigências desta nova ordem, fazendo com que empresas ocupem-se da atualização contínua dos seus colaboradores. Porém, os ambientes de aprendizagem disponíveis são geralmente baseados em estudos feitos com crianças e adolescentes, bem como no modelo tradicional de educação, ambos inadequados tanto às necessidades dos aprendizes adultos, como às diferenças individuais de aprendizagem. Com o objetivo de identificar o que devemos considerar, quando criamos um ambiente realmente voltado ao aprendiz adulto e ao respeito às diferenças individuais, implementamos em uma empresa um ambiente de aprendizagem baseado no Jogo do Alvo, software de concepção construcionista desenvolvido para trabalhar conceitos de Controle Estatístico de Processos - CEP. Neste ambiente, foram analisados os estilos de aprendizagem e as interações dos aprendizes com o software e com o conteúdo trabalhado. Dar voz aos aprendizes foi poder vivenciar com eles uma experiência ímpar, permitndo-nos ousar elaborar uma proposta de ambiente de aprendizagem baseado em mídia digital, mais adequado às necessidades individuais do adulto no contexto profissional

ASSUNTO(S)

formação profissional aprendizagem organizacional estilo cognitivo tecnologia educacional ensino auxiliado por computador

Documentos Relacionados