Estudo de fragmentos de cerrado strictu sensu em nove empreendimentos agropecuários do noroeste de Minas Gerais / STUDY OF STRICTU SENSU CERRADO FRAGMENTATION IN NINE FARMS OF NORTHWEST MINAS GERAIS STATE, BRAZIL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente trabalho avaliou a fragmentação de áreas de Cerrado strictu sensu (CSS) em nove empreendimentos rurais localizados na região Noroeste de Minas Gerais. Para tanto, procedeu-se uma análise de índices para caracterização dos fragmentos, que foram: área total da paisagem, número de manchas ou fragmentos, porcentagem de vegetação nativa na paisagem, tamanho médio de mancha, desvio padrão do tamanho de manchas, coeficiente de variação do tamanho de manchas, índices de circularidade e porcentagem de área nuclear na paisagem. Procedeu-se à análise fitossociológica dos fragmentos para se obter os índices de diversidade de Shanon-Wierner (H) e Simpson (S), o Índice de Equabilidade de Pieolou (J), o Índice de Valor de Importância das Espécies (IVI), a metodologia de amostragem utilizada foi a do quadrante. Com exceção de uma comunidade, onde havia presença de gado no interior dos fragmentos, os índices de diversidade e equabilidade encontrados correspondem aos dados obtidos por outros autores em áreas de cerrado strictu sensu (H entre 3,052 e 3,777; J entre 0,823 e 0,928). Não foi encontrada relação entre os dados de fragmentação e os índices fitossociológicos , porém, os empreendimentos estudados encontravam-se em ampliação da suas atividades produtivas, o que poderá vir a alterar a composição dos fragmentos.

ASSUNTO(S)

forest diversity strictu sensu cerrado cerrado strictu sensu outros efeito borda fragmentação florestal border effect diversidade florestal forest fragmentation

Documentos Relacionados