Estudo da reparação do alvéolo dental de ratos wistar preenchido com osso autógeno particulado após exodontia. / Study of the alveolar wound healing grafted with particulated autogenous bone after tooth extraction in wistar rats.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi investigar a influência do enxerto ósseo autógeno particulado no processo de reparo do alvéolo dental de ratos Wistar após exodontia. Os animais foram divididos em grupos controle e experimental. Os ratos controles foram submetidos à intervenção cirúrgica para exodontia do incisivo superior direito apenas, enquanto nos ratos experimentais foram realizadas a exodontia e enxertia óssea no alvéolo dental. A eutanásia dos ratos foi realizada no 5o, 15o, 21o e 28o dias de pós-operatório. As amostras obtidas foram processadas para análise histológica. A densidade de área ocupada por osso foi quantificada por um método de contagem diferencial de pontos e com auxílio de um programa de imagens. Os resultados mostraram que a densidade de área preenchida por tecido ósseo não apresentou diferenças estatísticas em nenhum dos tempos pós-operatórios nos grupos analisados. Concluiu-se que o enxerto ósseo autógeno não promoveu um aumento significativo da neoformação óssea no alvéolo dental após exodontia.

ASSUNTO(S)

enxerto autógeno regeneração óssea enxerto ósseo tooth extraction bone graft autogenous graft reparação alveolar reparo ósseo alveolar wound healing bone repair extração dentária bone regeneration.

Documentos Relacionados