ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. / STUDY USING BIOSURFACTANT PRODUCTION AGROINDUSTRIAL RESIDUES.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2011

RESUMO

Biossurfactantes são moléculas anfifílicas produzidas por microrganismos através da biodegradação de matérias-primas renováveis. Essas moléculas são capazes de reduzir a tensão superficial e interfacial em soluções aquosas e misturas de hidrocarbonetos. Os biossurfactantes possuem baixa toxicidade, biodegradabilidade, biodigestibilidade e diversidade estrutural. Essas propriedades atribuem aos biossurfactantes grande versatilidade, possibilitando uma variedade de aplicações industriais. No presente trabalho foi realizado o isolamento de microrganismos produtores de biossurfactante utilizando manipueira como substrato, bem como a caracterização do bioproduto obtido e o estudo da produção utilizando delineamento experimental. O biossurfactante produzido por Bacillus subtilis ICF-PC apresentou similaridade com o padrão de surfactina comercial, demonstrando valores de tensão superficial em torno de 26 mN.m-1 e atividades emulsificantes de 73, 46 e 72% para querosene, tolueno e petróleo, respectivamente. O biossurfactante apresenta propriedades desejáveis, as quais não são afetadas por diferenças de pH, temperatura e salinidade. Além disso, o bioproduto bruto apresentou potencial para aplicação em biorremediação. Portanto, as características e propriedades apresentadas pelo biossurfactante produzido por B. subtilis ICF-PC em manipueira evidenciam o uso do resíduo agroindustrial como uma alternativa promissora para a minimização dos custos de produção do biossurfactante e destinação alternativa do resíduo.

ASSUNTO(S)

biotecnologia industrial biossurfactantes resíduos agroindústrias agronomia industrial biotechnology biosurfactants agro waste

Documentos Relacionados