Estudo da influÃncia do gÃnero e idade nas alteraÃÃes comportamentais e neuroquÃmicas induzidas pelo abrasamento por nicotina em ratos. / The influence of gender and age on behavioral and neurochemical changes induced by nicotine in rats by kindling.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/08/2011

RESUMO

O abrasamento à um modelo experimental bem conhecido de epilepsia progressiva, induzida por estimulaÃÃo sublimiar elÃtrica ou quÃmica. Apenas recentemente o abrasamento induzido por nicotina (NIC) foi caracterizado farmacologicamente e histologicamente. AlÃm disso, à sabido que diferenÃas de gÃnero e de idade na susceptibilidade à convulsÃo sÃo uma das questÃes mal resolvidas na epilepsia. Baseado nestes fatos, o presente estudo objetivou investigar a influÃncia do gÃnero e idade nas alteraÃÃes comportamentais e neuroquÃmicas induzidas pelo abrasamento por nicotina em ratos. Ratos Wistar machos e fÃmeas periadolescente (35-37 dias; n=8 por grupo) e adultos (73-75 dias; n=8 por grupo) foram usados. Durante 4 semanas foi realizada a administraÃÃo repetida de NIC 2,0 mg/kg, intraperitonealmente, de segunda à sexta-feira e as convulsÃes avaliadas de acordo com a escala de Racine. Trinta minutos apÃs a Ãltima administraÃÃo de NIC (25 dia), os animais foram eutanasiados, cÃrtex prÃ-frontal (CPF), corpo estriado (CE) e hipocampo (HC) dissecados e homogenatos a 10% preparados com tampÃo fosfato de potÃssio (pH 7,4). Os homogenatos foram usados para avaliar a atividade da SOD, quantificaÃÃo dos nÃveis de GSH, de nitrito/nitrato (como maneira indireta de determinar o Ãxido nÃtrico) e a formaÃÃo de perÃxidos lipÃdicos pela mensuraÃÃo das substÃncias que reagem ao Ãcido tiobarbitÃrico (TBARS). FÃmeas periadolescentes e adultas e machos adultos apresentaram a mesma susceptibilidade ao desenvolvimento do abrasamento quando comparado aos ratos machos periadolescentes, apresentando estÃgio 5 de convulsÃes apÃs 19 dias de tratamento de NIC, enquanto os ratos machos periadolescentes apresentaram estÃgio 5 apenas apÃs 24 dias de administraÃÃo. Com relaÃÃo Ãs mortes as fÃmeas periadolescentes foram mais susceptÃveis aos efeitos tÃxicos da NIC com 75% de mortes neste grupo. Os machos periadolescentes apresentaram um aumento dos nÃveis de GSH no CPF e CE e nenhuma alteraÃÃo na atividade da SOD, conteÃdo de nitrito e peroxidaÃÃo lipÃdica. Ao contrÃrio, os outros grupos diminuÃram os nÃveis de GSH e a atividade da SOD, com dano na membrana detectado pela elevaÃÃo na peroxidaÃÃo lipÃdica em machos adultos e fÃmeas periadolescentes, mas nÃo em fÃmeas adultas. Em conclusÃo, nossos resultados demonstram que o abrasamento induzido por NIC à influenciado pelo gÃnero e idade do animal e que parÃmetros de estresse oxidativo, estÃo relacionados, pelo menos em parte, à susceptibilidade/resistÃncia do animal Ãs convulsÃes induzidas por esta droga.

ASSUNTO(S)

farmacologia abrasamento induzido por nicotina estresse oxidativo identidade de gÃnero idade nicotine-induced kindling oxidative stress sex age

Documentos Relacionados