Estudo da associação entre transtornos de personalidade e alterações de neuroimagem em pacientes com epilepsia mioclônica juvenil. / Study of the association between personality disorders and neuroimaging alterations in patients with juvenile myoclonic epilepsy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/04/2009

RESUMO

Objetivos: Traços de personalidade caracterizados por instabilidade emocional, imaturidade, insegurança, indisciplina e mudanças freqüentes de humor têm sido associados aos pacientes com epilepsia mioclônica juvenil (EMJ). Estudos têm demonstrado pior grau de controle de crises e maior disfunção psicossocial entre pacientes com EMJ e tais características de comportamento. Neste trabalho foram realizados dois estudos de neuroimagem por ressonância magnética (RM), cujo objetivo foi o de estabelecer a associação entre a presença dos referidos traços de personalidade e a existência de alterações nos lobos frontais nestes pacientes. Métodos: Após as avaliações psiquiátricas, que consistiram na aplicação dos instrumentos SCID-I e SCID-II, foram analisadas as RM de dezesseis pacientes com EMJ e transtornos de personalidade do grupo B, de 41 pacientes com EMJ sem transtornos psiquiátricos e de um grupo-controle formado por 30 indivíduos saudáveis provenientes da comunidade. As técnicas de morfometria baseada em voxel (VBM) e espectroscopia de prótons por RM (1H-MRS) foram aplicadas para análise das imagens. Os grupos eram homogêneos quanto à idade, gênero e dominância manual. Resultados: Foram observadas reduções do volume de substância cinzenta no tálamo à direita, nas regiões mesiofrontais bilateralmente e na região frontobasal à direita dos pacientes com EMJ e transtorno de personalidade do grupo B na análise por VBM. O estudo de 1H-MRS demonstrou redução da relação NAA/Cr no tálamo direito e nas regiões mesiofrontais bilateralmente, além de aumento da relação GLX/Cr nas regiões mesiofrontais bilateralmente nesse referido grupo de pacientes. Conclusões: As regiões talâmicas, mesiofrontais e frontobasais têm sido envolvidas na fisiopatologia da EMJ e dos transtornos de personalidade do grupo B. Os achados reforçam a hipótese de que os transtornos de personalidade do grupo B na EMJ representariam disfunção frontal mais intensa e possivelmente uma forma mais grave dessa síndrome epiléptica.

ASSUNTO(S)

epilepsia mioclônica juvenil, transtornos psiquiátricos, transtornos de personalidade, ressonância magnética. neurologia

Documentos Relacionados