Estudo da associação entre polimorfismos de base única (SNPs) em genes de mediadores inflamatórios e a suscetibilidade a fenótipos da sepse pediátrica. / Study of the association between Single Nucleotide Polymorphisms (SNPs) in genes of inflammatory mediators and the susceptibility the phenotype of pediatric sepsis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A sepse pode ser definida como uma síndrome de resposta inflamatória sistêmica que ocorre durante o curso de uma infecção. Avanços recentes em estudos genômicos possibilitaram a descrição de polimorfismos genéticos que poderiam se correlacionar com a heterogeneidade das apresentações clínicas e a suscetibilidade de muitas doenças infecciosas, e também da sepse. Dentre estes se destacam os polimorfismos de base única (SNPs) localizados nos genes de mediadores inflamatórios que podem desempenhar um papel na regulação da expressão gênica. O nível de expressão de mediadores, por sua vez, poderia modular a resposta imunológica do indivíduo frente à infecções e, conseqüentemente, influenciar os desfechos clínicos. Neste estudo foram avaliados os SNPs nas posições -308 (GA) e 863 (CA) no gene do fator de necrose tumoral-alfa (TNF), +252 (GA) no gene da Linfotoxina-alfa (LT), -173 (GC) no gene do Fator Inibidor da Migração de Macrófagos (MIF) e -159 (CT) no gene do CD14 em relação a suscetibilidade e desfechos clínicos associados a sepse. Para tal, as freqüências alélicas e genotípicas dos SNPs descritos foram comparadas em um desenho de estudo caso-controle. Foram estudados 228 pacientes com quadro clínico de sepse internados na Unidade de Pacientes Graves do Instituto Fernandes Figueira-FIOCRUZ (UPG-IFF) e 79 pacientes sem sepse, de ambos os sexos, com idade variando entre 0 e 17 anos. A determinação molecular de todos os genótipos foi realizada utilizando-se técnica de PCR-RFLP e ARMS-PCR. Todos os loci estudados demonstraram estar em equilíbrio de acordo com o modelo de Equilíbrio de Hardy-Weinberg. As freqüências alélicas e genotípicas foram comparadas através de modelos de regressão logística. Não foi observada associação de nenhum dos genótipos e alelos estudados com a suscetibidade a sepse pediátrica per se nesse grupo de pacientes. Entretanto, foi observado que: a) possuidores do genótipo TNF-863 CA apresentavam risco aumentado em até três vezes de desenvolvimento de formas mais graves de Disfunção de Múltiplos Órgãos e Sistemas (DMOS); b) os carreadores do alelo -863A apresentaram duas vezes mais chance de desenvolver Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (do inglês ARDS) e risco aumentado em mais de três vezes de desenvolver formas graves de DMOS. Desta forma, o SNP TNF-863 parece se comportar como um marcador genético de valor prognóstico para a evolução da sepse pediátrica.

ASSUNTO(S)

tumor necrosis factor-alpha polymorphism single nucleotide antígenos cd14 ciencias biologicas fator de necrose tumoral alfa polimorfismo de um Único nucleotídeo sepsis sepse antigens cd14

Documentos Relacionados